quarta-feira, 5 de maio de 2010

Acordeão Símbolo Musical do Estado


Foto: Antonio Grzybovski
Sossella propõe que acordeão seja símbolo musical do Estado


O deputado Gilmar Sossella (PDT) protocola na próxima terça-feira (4), projeto de lei de sua autoria que instituí o acordeão como instrumento musical símbolo do Rio Grande do Sul. O ato ocorre às 14 horas do departamento de assessoria legislativa do Parlamento gaúcho e deverá ser prestigiado por diversos acordeonistas do Estado.



Conforme Sossella, além salientar o acordeão a proposição também visa homenagear acordeonistas – profissionais e amadores - e resgatar a história desse instrumento que já faz parte da história do Rio Grande do Sul.



Ao elaborar o projeto de lei, Sossella buscou amparo histórico e legal na Constituição Estadual. Os artigos 220 e 221 explicitam a intenção do Estado em promover e proteger a cultura regional em suas mais diferentes manifestações.



Sossella explica que a idéia do projeto de lei surgiu a partir do encontro de gaiteiros realizado recentemente no município de Almirante Tamandaré do Sul. Na ocasião, mais de 800 gaiteiros participaram do tradicional “gaitaço”e reivindicaram ao parlamentar para que criasse um projeto no sentido de enaltecer a importância do referido instrumento musical.



Filho de pai acordeonista, o deputado Gilmar Sossella tem intimidade com o instrumento e seguidamente dá mostras de seus dotes musicais em festividades das quais participa.



“O acordeão refresca a alma e alegra o nosso viver’, destaca Sossella ao fazer alusão a um verso da música “Cantos dos Livres”, de Cenair Maicá.



Após ser protocolado o projeto de lei deverá ser analisado pelas comissões de Constituição e Justiça, e Educação e Cultura, e caso aprovado, será apreciado pelo plenário da Assembleía Legislativa Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim