sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ruy Carlos Ostermann


Na próxima quinta-feira, dia 29 de abril, Ostermann recebe o professor Donaldo Schüler. Na canja musical, Leandro Maia. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Até lá!



Saiba um pouco mais

Donaldo Schüler é natural de Videira, Santa Catarina (1932). É doutor em Letras e Livre-Docente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), concluído com a publicação do trabalho Eros: dialética e retórica. Ministrou cursos em nível de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Chile, Argentina). Atua como conferencista e professor em várias instituições e universidades. Escreveu diversos ensaios, entre eles: Teoria do romance, Narciso errante, Eros: dialética e retórica, Na conquista do Brasil, Heráclito e seu (dis)curso e Origens do discurso democrático. Entre seus romances estão A mulher afortunada, Faustino, Pedro de Malasartes e Império Caboclo. Traduziu o romance Finnegans Wake, de James Joyce, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti (2004), da Câmara Brasileira do Livro. Foi tradutor também de Tragédias gregas e a Odisséia, ambas de Homero. Schüler recebeu o Prêmio John Jameson por significativa contribuição à difusão da cultura irlandesa no Brasil, em 2000. É detentor do Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre e da Medalha Negrinho do Pastoreio, concedida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 2002. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura nas categorias Tradução (2004) e Literatura Infanto-Juvenil (2005), o título de Professor Emérito da UFRGS (2007), o Prêmio de Literatura Joaquim Felizardo, da Prefeitura de Porto Alegre (2008), e a Medalha Cruz e Souza do Estado de Santa Catarina (2009).


Canja musical


O cantor, violonista e compositor Leandro Maia apresenta o show do recém lançado livro/CD Palavreio. Professor do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maia é mestre em Letras e pós-graduado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mesma entidade onde cursa Música. Com Palavreio, recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Revelação e o Troféu Cultura RBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim