sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ruy Carlos Ostermann


Na próxima quinta-feira, dia 15 de abril, Ostermann recebe o jornalista e professor José Hildebrando Dacanal. Na canja musical, Dona Ivone Pacheco. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Até lá!



Saiba um pouco mais

José Hidelbrando Dacanal nasceu em Catuípe, Rio Grande do Sul, em 1943. Formado em Letras Clássicas e Vernáculas e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é jornalista, professor e ensaísta há 40 anos.
Publicou mais de vinte obras sobre linguagem, literatura, história, política e economia. Entre elas destacam-se seis títulos clássicos em suas áreas: Nova Narrativa épica no Brasil (1973) e O romance de 30 (1982), obras de crítica literária; A nova classe e o governo PT no Rio Grande do Sul (1999) e Marx enganou Jesus... e Lula enganou os dois (2006), ensaios de sociologia e história sobre o Brasil recente; Eu encontrei Jesus - viagem às origens do Ocidente (2004), ensaio histórico sobre Jesus de Nazaré e o Cristianismo primitivo, e Manual de pontuação - teoria e prática (2007).

Canja musical

A grande dama do jazz, Dona Ivone Pacheco, encontrou-se com o piano pela primeira vez aos quatro anos. Aos oito começou a ter aulas com uma professora particular e aos 18 abandonou o instrumento para se casar e só retomou anos depois.
Dona Ivone viajou para Nova Orleans, nos Estados Unidos, cidade considerada o berço do jazz. Nas ruas desta cidade, em Nova York, Nova Jersey e na capital francesa, tocava acordeão nas ruas, para ver a reação das pessoas que eram pegas de surpresa pela música.
Nos anos 1980 começou a abrir as portas do porão da própria casa para receber amigos em sessões de improvisação que mais tarde vieram a se chamar Clube de Jazz de Porto Alegre (Take Five). O Clube consistia em um verdadeiro sarau, um palco livre, no qual aconteciam jam sessions, próprias do universo jazzístico. O Clube de Jazz de Dona Ivone Pacheco foi fundamental para a difusão deste tipo de música na capital gaúcha nos anos 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim