terça-feira, 20 de abril de 2010

Polícia entrega Medalhas

Polícia Civil entrega medalhas Tiradentes e do Mérito Policial
20/04/2010 13:36


A Polícia Civil gaúcha realizou, às 10h30min desta terça-feira (20/04), solenidade de entrega das medalhas Tiradentes e do Mérito Policial. O evento ocorreu no Auditório Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia, na Av. João Pessoa, 2050, bairro Azenha, em Porto Alegre.

Presentes, na composição da mesa, o secretário da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte; o chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins; o subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves; o diretor do Departamento de Administração Policial (DAP), delegado Adalberto Abreu de Oliveira; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de Trânsito (Dptran), delegado Joaquim Guedes Rezende. Também prestigiaram o evento o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Rubens Edson Pinto; o comandante- geral da Brigada Militar (BM), João Carlos Trindade Lopes; o diretor do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, diretores de Departamentos, delegados e agentes policiais.

A Medalha Tiradentes é conferida a pessoas e entidades que mantêm ou mantiveram estreitas relações e que prestaram relevantes serviços à causa da Polícia Civil. O nome da medalha rememora ao mártir da independência do Brasil e patrono das polícias civis e militares do Brasil. Já a Medalha Mérito Policial é concedida ao servidor da Segurança Pública que, no desempenho de suas atribuições e para a preservação de vida de outrem, coloque em risco incomum a sua própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias, praticando assim ato de bravura.

Os homenageados com a Medalha Tiradentes foram o comandante Militar do Sul, general de Exército José Carlos de Nardi; o major-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o vice-presidente da Condor Armazéns Gerais, André Meyer da Silva, representado por Érica Kisslinger da Silva; e o diretor da Giro Brasil Distribuidora Ltda, Oswaldo de Oliveira Ferreira, representado por Gisela Maria Guedes Danezi.

O Inspetor de Polícia Jorge Luis Ribeiro da Silva e o Investigador de Polícia Alcides Neves Severo receberam, das mãos do Subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, a Medalha do Mérito Policial. Segundo o Chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, Severo – que ainda está trabalhando – enfrentou sozinho e com sucesso uma quadrilha de assalto a banco. Silva também lutou bravamente com pessoas que queriam assassiná-lo e conseguiu cessar a carreira de um dos indivíduos. A mesma medalha foi entregue pelo Chefe de Polícia, Delegado João Paulo Martins, aos pais do policial Humberto Luiz Monteiro – morto no cumprimento do dever funcional em 25 de abril de 2007 – sr. Bernardino Luiz Monteiro e sra. Maria Rodrigues Monteiro.

O Chefe de Polícia ressaltou, que as pessoas ou entidades que foram agraciadas com a Medalha Tiradentes representam outras tantas que também mantêm estreitas relações com a instituição. A entrega da medalha é um ato simbólico de agradecimento pela parceria e participação. Ao falar sobre a Medalha do Mérito Policial, ele se emocionou ao lembrar o enfrentamento dos agentes com o crime, especialmente em relação ao policial que foi morto em serviço, ao iniciar sua carreira.

O Secretário da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, salientou que na realidade todo o dia é dia do policial, e não somente o 21 de abril E que os agentes expõem, diariamente, o seu patrimônio mais valioso, que é a própria vida.

Fonte: Ascom/ PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim