segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pelotas na Final da Copa Fábio Koff


GAUCHÃO
Para virar DVDQue ninguém estranhe se a trajetória do Pelotas na Taça Fábio Koff virar DVD. Porque, depois de eliminar o Grêmio, em pleno Olímpico, ontem o derrotado foi o São José, no Passo D’Areia – com roteiro de cinema.

Primeiro, devido à resistência de 32 minutos, com nove jogadores em campo, para transformar o empate em 1 a 1 em disputa de pênaltis; segundo, graças a duas cobranças defendidas pelo goleiro Jonatas, decisivas para o placar de 4 a 2.

O desfecho desta história se dará no domingo, contra o Inter, no Beira-Rio, quando sairá o adversário do Grêmio nas duas partidas finais do Gauchão. Os pelotenses sonham com título, claro, como apontaram todos ainda no gramado do Passo D’Areia. Porque os refletores quase imediatamente apagados em nada afetaram a festa iniciada quando Dick deslocou o goleiro Tiago e fez 4 a 2.

Time e torcida se encontraram no alambrado repleto de faixas, na manifestação mais ensurdecedora de uma tarde de sol e pouco descanso para os tímpanos de quem presenciou um jogo bastante equilibrado, como provaram os aplausos de reconhecimento da torcida do São José para o time. Em meio ao tumulto, Jonatas desapareceu em uma pilha de jogadores e só ressurgiu para ser erguido e desfilar diante da torcida, braços esticados. Só falou depois de escalar a grade com Sandro Sotilli e o ala Diego.

– É um momento único. Mas temos muito pela frente – avisou, em referência ao Inter.

Há de se olhar, porém, para a preparação iniciada ainda em setembro de 2009, após o acesso na Segundona. Contratado em julho, o técnico Beto Almeida foi mantido e iniciou a montagem de um grupo no qual ficaram poucos da turma da Segundona, como Tiago Duarte, Sotilli e Maicon Sapucaia. Conforme o presidente Luís de Mello Aleixo, os 26 jogadores agora custam em torno de R$ 150 mil mensais ao clube. Tão extenuado quanto os jogadores, ele vislumbrava uma noite de carnaval em Pelotas. Beto Almeida estava mais contido, mas não menos feliz pelos objetivos cumpridos.

– Cumprimos aquilo traçado em setembro: não cair, conseguir a vaga na Série D e uma classificação. Queríamos calendário cheio – comemorou.

Conseguiram, também, graças a um roteiro que incluiu um vídeo de motivação, no vestiário, passou por um gol de Alex Dias, de virada, logo aos três minutos de jogo, e fortes emoções no segundo tempo. De verdade: Jardel levou cartão vermelho aos 14, no que foi imitado por Tiago Duarte, aos 17. Três minutos se passaram até Jeferson empatar e provocar a resistência embalada pela torcida que ocupou metade do Passo D’Areia. O presidente Aleixo agradeceu, já na escuridão.

– Quem tem uma torcida como esta não tem medo de nada.

carlos.ferreira@zerohora.com.br

CARLOS GUILHERME FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim