sábado, 10 de abril de 2010

Mutirões da Polícia Civil

Mutirões da Polícia Civil agilizam elaboração de inquéritos
09/04/2010 11:28


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, atendeu a uma das grandes reclamações dirigidas à Polícia Civil, que dizia respeito à demora na elaboração dos inquéritos. Foram realizados os mutirões cartorários, que resultaram na finalização de um montante expressivo de inquéritos atrasados.

Já a questão do efetivo vem sendo resolvida paulatinamente. Defasada em muitos anos no seu efetivo, a Polícia Civil realizou concursos nos últimos três anos, que resultaram na nomeação de mais delegados, inspetores e escrivães. Somente em 2009, dois concursos se realizaram, para delegado de Polícia e agentes (escrivão e inspetor de polícia). Foram nomeados 490 servidores, sendo 29 delegados de Polícia, 236 escrivães e 225 inspetores. Todos eles formados em cursos da Academia de Polícia (Acadepol) que, além disso, realizou vários treinamentos para aperfeiçoamento de pessoal.

Em abril, já se inicia, na Acadepol, um curso de formação para a nova turma de 250 escrivães e 250 inspetores aprovados em concurso. Em junho, será a vez das aulas para os 157 novos delegados. E, em breve, deverá abrir concurso para os quadros da Polícia Civil, permitindo que, aos poucos, seja recomposto o efetivo necessário para o funcionamento da instituição.

Esta renovação com resultados concretos, tem gerado, também, reconhecimento ao trabalho da corporação. A qualidade do trabalho da Polícia Civil já obteve reconhecimento nacional por duas vezes nos últimos anos. Em 2007, a 1ª Delegacia de Polícia do Adolescente Infrator, do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) foi apontada como a segunda melhor Delegacia em qualidade do Brasil. O estudo foi realizado pela Altus Aliança global, entidade que reúne centros acadêmicos e organizações não governamentais, e pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândidos Mendes, do Rio de Janeiro. Este ano, foi a vez da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre conquistar o prêmio de segunda melhor Delegacia em qualidade de serviços no Brasil.

As ações do Governo trazem bons resultados ao Rio Grande do Sul, diminuindo os índices de criminalidade, como mostrou o levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgado em 22 de março. O estudo feito com dados de 2003 a 2009 indica que, dos 13 indicadores elencados como prioritários pelo Governo do Estado, nove apresentaram redução no comparativo 2009/2008 e oito apresentam queda desde 2003. Somente em 2009, comparado com 2008, caíram os registros de homicídio, furto, furto de veículo, roubo, latrocínio, roubo de veículos, estelionato, delitos relacionados à corrupção e delitos relacionados a armas e munições.

A queda nos índices de criminalidade no RS é um dos focos permanentes do Governo do Estado, que, por meio do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estrututurantes.rs.gov.br ), prevê investimentos de R$ 462 milhões até 2010. Para 2010, a Secretaria da Segurança Pública receberá investimentos da ordem R$ 228 milhões. Os dados estão disponíveis no site da SSP ( www.ssp.rs.gov.br ).

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim