quinta-feira, 29 de abril de 2010

Homenagem a Augusto Boal


Convite



HOMENAGEM A AUGUSTO BOAL (1931-2009) In Memoriam

Teatro da Transformação Social

Vídeos - Workshop - Bate Papo

2 de Maio, Domingo das 17 às 20h

Entrada Franca



Evento para lembrar, um ano sem Augusto Boal.



Apresentação dos documentários:




JANA SANSKRITI, Um Teatro em Campanha dirigido pela franco-brasileira Jeanne Dosse. O filme narra a experiência do grupo de mesmo nome que a partir das técnicas do Teatro do Oprimido atua em 10 regiões da Índia envolvendo cerca de 3 milhões de camponeses. Foi exibido na Mostra de cinema de São Paulo e ganhou o prêmio do Júri no festival Semaine du Cinéma Méditerranéen de Lunel.



BRANCA ASSALTA NEGRO e FEIA CONTRA GOSTOSONA peças de teatro-fórum produzidas em Porto Alegre e apresentadas no Teatro Renascença em 1999, com comentários de Augusto Boal.

Convidados para o bate-papo




Silvia Balestreri

Professora do DAD e do PPGAC/UFRGS, com dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre Teatro do Oprimido.

Participou da primeira formação e foi uma das fundadoras do CTO-Rio, com direção de Augusto Boal. Responsável pelas disciplinas Teatro do Oprimido I e Teatro do Oprimido II no curso de Teatro da UFRGS.



Noeli Turle da Silva (Licko Turle) - a confirmar

Professor, ator, diretor, pedagogo.

Doutorando e Mestre em Teatro - Educação pela Unversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (dissertação A Poética do Oprimido e a Poesia da Negritude).

Foi um dos fundadores do CTO-Rio, em 1989, com direção de Augusto Boal, do qual fez parte até 1995. Integra hoje o Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania, no Rio de Janeiro, que fundou, com Amir Haddad, em 1999.



Araxane Jardim

Coordenador junto com Déia Alencar do Grupo de Teatro do Oprimido Comparsaria das Façanhas da cidade de Guaiba.



Celso Veluza

Ator, diretor e produtor de teatro e teatro de bonecos. Integrante do Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido de Porto Alegre e da Companhia A Hora do Anjo. Desde 2005 é artista residente no Centro Cultural Usina do Gasômetro onde desenvolve pesquisas com as artes cênicas.





Augusto Boal foi diretor do Teatro de Arena de São Paulo durante 15 anos transformadores da cena teatral brasileira, entre 1956 a 1971, realizando encenações históricas antes de ir para o exílio. No período em que a ditadura militar reprimiu com maior força a voz do povo e de seus representantes, Boal aliou-se a educadores e intelectuais da América Latina, dispostos a desenvolverem uma tomada de consciência dos oprimidos. Sempre disposto a lutar contra todas as formas de opressão, desenvolveu um teatro de cunho político, libertário e transformador.



Ao criar o método do Teatro do Oprimido seu objetivo foi a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação). Suas técnicas - principalmente o Teatro-fórum e o Teatro Invisível - são conhecidas no mundo inteiro.

É autor de livros como “O Teatro do Oprimido e Outras Políticas Poéticas", "Exercícios para Ator e o Não-Ator com Vontade de Dizer Algo através do Teatro" e "Jogos para Atores e Não Atores". Entre diversos títulos e prêmios significativos angariados no exterior, destacam-se o Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres, outorgado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França, em 1981, e a Medalha Pablo Picasso, atribuída pela Unesco em 1994. Em 2009 é nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco.





Serviço

Onde: Centro Cultural Usina do Gasômetro na Sala 502 – 5ºandar (Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre)

Dia: 02 de Maio (Domingo)
Horário: 17h às 20h

Ingresso: Entrada Franca

Promoção: NETO - Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido

Apoio: Projeto Usina das Artes e CAC - Coordenação de Artes Cênicas





Credito das Fotos:

1. ATgaaa... : Internet Orkut (teatro-fórum na Índia)

2. oficina1: (oficina com Augusto Boal na Usina do Gasômetro) Arquivo pessoal de Celso Veluza

3. DSC00044: (oficina com o Núcleo do Teatro do Oprimido) Arquivo pessoal de Celso Veluza

Fotos de divulgação em alta resolução, solicite.



Contatos:

Celso Veluza (51) 9161.5014 - celso.veluza@gmail.com

Coordenação Usina das Artes (51) 3289.8111 - usina@smc.prefpoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim