quarta-feira, 17 de março de 2010

Sindicatos dos Jornalistas do RS


Porto Alegre, 17 de março de 2010



Assembléia vota hoje projeto do
deputado Sandro Boka (PMDB)


Os jornalistas gaúchos devem comparecer em grande número na tarde desta quarta-feira na Assembléia Legislativa, para acompanhar a votação do projeto de lei PL 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB). A medida determina a todos os poderes do Estado que o provimento dos cargos de jornalista - efetivos ou em comissão - na esfera da administração pública estadual deverá observar a exigência do diploma de formação superior específica. Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade o parecer favorável do deputado Fabiano Pereira (PT), autorizando com isso que o projeto fosse levado a plenário.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, o estado dá um passo a frente no sentido de reconhecer os direitos dos jornalistas e garantir um serviço público de qualidade. ‘‘Com certeza essa iniciativa vai contribuir para fortalecer a luta para resgatar a exigência do diploma no Congresso Nacional’’, declara. O mesmo projeto já foi aprovado nos estados do Amazonas e Minas Gerais.

Para o presidente do Sindicato gaúcho, José Maria Rodrigues Nunes, a aprovação do projeto significa o reconhecimento dos deputados na qualidade da informação e estará ratificando a mesma posição dos deputados e senadores que já aprovaram nas Comissões de Constituição e Justiça das duas casas, a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. ‘‘Aprovar este projeto é dizer sim a educação e a informação de qualidade nos poderes do Estado’’, relata.




Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul

Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS

Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735


http://www.jornalistas-rs.org. br/


http://twitter.com/ jornalistasrs

Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes
web@jornalistasrs.brte.com.br

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim