quarta-feira, 17 de março de 2010

Sindicato dos Jornalistas do RS


Assembléia vota amanhã projeto do
deputado Sandro Boka (PMDB)


Os jornalistas gaúchos devem comparecer em grande número na tarde desta quarta-feira na Assembléia Legislativa, para acompanhar a votação do projeto de lei PL 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB). A medida determina a todos os poderes do Estado que o provimento dos cargos de jornalista - efetivos ou em comissão - na esfera da administração pública estadual deverá observar a exigência do diploma de formação superior específica. Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade o parecer favorável do deputado Fabiano Pereira (PT), autorizando com isso que o projeto fosse levado a plenário.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, o estado dá um passo a frente no sentido de reconhecer os direitos dos jornalistas e garantir um serviço público de qualidade. ‘‘Com certeza essa iniciativa vai contribuir para fortalecer a luta para resgatar a exigência do diploma no Congresso Nacional’’, declara. O mesmo projeto já foi aprovado nos estados do Amazonas e Minas Gerais.

Para o presidente do Sindicato gaúcho, José Maria Rodrigues Nunes, a aprovação do projeto significa o reconhecimento dos deputados na qualidade da informação e estará ratificando a mesma posição dos deputados e senadores que já aprovaram nas Comissões de Constituição e Justiça das duas casas, a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. ‘‘Aprovar este projeto é dizer sim a educação e a informação de qualidade nos poderes do Estado’’, relata.




Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul

Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS

Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735


http://www.jornalistas-rs.org. br/


http://twitter.com/ jornalistasrs

Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes
web@jornalistasrs.brte.com.br

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim