Alunos-soldados da BM recebem aula prática de polícia ambiental
29/03/2010 22:36
Na segunda-feira (29), na Quinta da Estância Grande, em Viamão, ocorreu uma aula prática de educação ambiental para 120 alunos do curso de formação de soldados da Brigada Militar. A atividade foi coordenada pelo major José Carlos Albino e pelos capitães Rodrigo Gonçalves dos Santos e Marta Richter do Comando Ambiental da Brigada Militar, dentro da matéria de policiamento ambiental.
O comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini, acompanhou o trabalho de campo dos alunos-soldados na maior fazenda de turismo pedagógico do Brasil e a primeira do país com o título de carbon free, ou seja, todo o carbono produzido na área pelos gastos com energia elétrica, gás e carvão, além do transporte de crianças das escolas para a fazenda, são neutralizados pelo plantio de árvores.
Os futuros soldados tiveram a oportunidade de vivenciar algumas horas em uma pequena parte do Planeta onde a harmonia do homem com a natureza serve de lição para a conservação da vida. Além de percorrer boa parte da mata nativa da área, eles conheceram o criadouro conservacionista, que cria e reproduz animais silvestres, especialmente aqueles ameaçados de extinção, e também receberam informações sobre o procedimento operacional que envolve a apreensão de exemplares da fauna pela Polícia Ambiental, Ibama e Polícia Federal e o encaminhamento dos animais para recuperação na Quinta da Estância, um dos locais que recebe os bichos apreendidos em fiscalizações.
Na aula prática os alunos-soldados aprenderam, sobretudo, que a manutenção da biodiversidade deve ser preocupação de todos, pois a natureza é a própria casa do ser humano. O coronel Agostini disse aos alunos que o direito ao meio ambiente equilibrado está diretamente relacionado à questão dos direitos humanos.
Fonte: www.estado.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sim