quinta-feira, 18 de março de 2010

Mapa da Região

YEDA COLOCA O DAER NO MAPA DA REGIÃO





EMENDA da Bancada Aliada na Assembleia Legislativa transferiu 700 milhões do Fundo Previdenciário (formado com a venda das ações do Banrisul) para a Secretaria da Infraestrutura. Com vontade política de estruturar o interior, no escoamento da produção agrícola, a Governadora Yeda deu sinal verde e finalmente as promessas de boas obras para a região Nordeste/Campos de Cima da Serra são realizadas. Algumas obras estavam paralisadas há mais de 6 anos, iniciadas no governo Antônio Britto, em 1998.



AEROPORTO REGIONAL DE CARGAS - Localizado na Chapada, 11 km da cidade de Vacaria em direção a Muitos Capões, conta com recursos do PROFAA e contrapartida do Estado. O Governo Yeda pretende concluir a pavimentação da pista de mais de 2 mil metros, bem como área de taxiamento, até o final do ano. Depende apenas de autorização da CAGE para antecipar recursos orçamentários de 2011.



RS110 - RODOVIA DEPUTADO JÚLIO REDECKER (Bom Jesus e a Rota do Sol). Para a conclusão das obras com a pavimentação de 8 km , habilitou-se a Construtora Sultepa. Foi a mesma empresa que asfaltou 25 dos 33 km até Várzea do Cedro na Rota do Sol. A empreiteira está na área executando o projeto de asfalto entre Jaquirana e a RS110.



RS456 - RODOVIA ORLY LABARTE ALVES - Faltam 27 km para completar a ligação de Esmeralda com a BR285. Desde que foi iniciada no final da década de 90, a estrada ganhou apenas 12 km (um por ano). O contrato com a Técnica Viária está sendo reajustado com novo Aditivo que será assinado até o final de março para reinicio imediato. A outra etapa da RS456 Esmeralda/Pinhal da Serra foi contratada junto à empresa paranaense J. Malucelli, cujo contrato está sendo repactuado.



RS126 - IBIRAIARAS/SÃO JORGE - Na Licitação apresentaram-se 3 empresas, mas a melhor proposta foi a da TEDESCO que está na obra de 23 km , desde 1994. Completará a pavimentação até São Jorge. Os 5 km entre São Jorge/Guabiju e os 17 km entre Guabiju/Nova Araçá iniciarão mais tarde, tão logo seja repactuado o contrato com a empresa SBS.



BR470 - ANDRÉ DA ROCHA/NOVA PRATA - O trecho de 15 km delegado ao Estado, foi iniciado no final dos anos 90, mas até agora não ganhou um palmo de asfalto. O contrato com a empresa Toniollo/Busnello precisa ser repactuado, o que acontecerá no mês de abril, conforme previsão do DAER.



RS020 - AUSENTES/CAMBARÁ - Incluída no Programa de Apoio ao Turismo - PRODETUR- com recursos federais, o projeto de 55 km recebeu os primeiros 10 milhões da Emenda de Bancada, via Prefeitura de Cambará que repassou ao Estado por Convênio com o DAER. Os recursos estão sendo utilizados pela Sultepa, nas obras de terraplanagem dos 15 km do acesso a Ouro Verde, sede da Celulose Cambará.



ACESSOS AOS MUNICÍPIOS - Dos dez acessos previstos para serem iniciados neste ano, o de Jaquirana é o mais adiantado. A ligação Jaquirana/RS110 foi contratada e está sendo executada pela Sultepa. O DAER estuda agora a repactuação dos contratos dos acessos à Pinhal da Serra (J. Malucelli), Guabiju (SBS), Protásio Alves (Toniollo/Busnello), Tupanci (Bolognesi), Santo Expedito (Bolognesi), São João da Urtiga/ Carlos Gomes , Santa Cecília/BR285, Capão Bonito do Sul/BR470, Monte Alegre dos Campos/BR285, Nova Roma/Antônio Prado.



Comentários, notícias e informações postadas pelo deputado Francisco Appio em http://twitter.com/franciscoappio





PÓLO VACARIA é o responsável pela BR116 e deve olhar de imediato o acesso à RASIP e HÍPICA. Acesso fica mais perigoso com os caminhões de maçãs.



CAMBARÁ DO SUL (terra dos canyons) tem grande e valioso acervo da cultura açoriana. Tem asfalto pelo sul pela RS020 (Caxias, S.Francisco e POA).



AEROPORTO REGIONAL DE CARGAS segue em ritmo acelerado. Se a CAGE concordar em alterar o Convênio, a obra será concluída neste ano.



TÉCNICA VIÁRIA aceitou o Aditivo (repactuação de preços) da RS456. Aguarda exame dos documentos pela PGE para receber a Ordem de Serviço.



J.MALUCELLI vai asfaltar os 23 km de Esmeralda/Pinhal da Serra, mas antes terá que repactuar e atualizar o contrato com o DAER.



SBS tem os contratos de São Jorge/Guabiju e Guabiju/Nova Araçá. Serão repactuados em abril para iniciar as obras em maio. Tem caixa.



TEDESCO venceu a Licitação para concluir a RS126 IBIRAIARAS/SÃO JORGE. Parte da obra ( 8 km ) foi ela quem executou no passado.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim