quinta-feira, 18 de março de 2010

Artigo de Maria Conceição

ARTIGOS
Conjunto vazio, por Maria Conceição Lopes Fontoura*Os anos de 1960 e de 1970 do século 20 assistiram a mudanças importantes no ensino. A matemática passou a ser chamada de moderna. Na minha memória, da repaginação da matéria das contas, ficaram alguns ensinamentos relativos à teoria dos conjuntos. Unitário é composto por um único ser. Já o conjunto é vazio se não possuir elemento algum. Relembro a teoria dos conjuntos neste 8 de março, quando o mundo comemora os cem anos do Dia Internacional da Mulher.

Mulheres negras ingressaram no Rio Grande do Sul para trabalhar no campo e nas cidades. Encontram-se as marcas do trabalho realizado pelas afrodescendentes em todo o solo gaúcho, tanto no período em que estavam privadas de liberdade quanto nestes 122 anos de liberdade formal. Lutar e vencer os obstáculos existentes na sociedade gaúcha, agravados pelo machismo, pelo racismo e pela exploração de classe, tornam as mulheres negras as protagonistas de seu empoderamento. Ocupar todos os espaços da sociedade sul-rio-grandense tem sido uma das tarefas assumidas pelas mulheres negras, a fim de atingir a plena cidadania.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a casa do parlamento do povo gaúcho, em seus quase 175 anos de existência, ainda não acolheu uma mulher negra como parlamentar. É inadiável a presença de mulheres negras no parlamento estadual, para discutir diferentes pleitos de interesse do povo gaúcho, bem como para dar visibilidade a lutas empreendidas por setores que buscam espaço na sociedade gaúcha.

Algumas pessoas afoitamente atribuirão essa ausência às próprias mulheres negras. Pensar assim é desconhecer que eleições, na maioria das vezes, são decididas pelo poder econômico. Para mulheres negras, identificadas com o empoderamento popular, não é tarefa fácil construir uma campanha. Mesmo apresentando boas propostas para conquistar o eleitorado, lutam contra inimigos sinistros que operam principalmente entre possíveis aliados. A presença de mimos torna alguns eleitores reféns de ternos de camisetas, de galetos, de tijolos... A responsabilidade de acabar com o conjunto vazio, no tocante à presença das mulheres negras no parlamento gaúcho, é de todas as pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade gaúcha justa, igualitária e plural. Somente assim poder-se-á dizer que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul é verdadeiramente a casa do povo gaúcho.

*Diretora executiva de Maria Mulher Organização de Mulheres Negras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim