quarta-feira, 10 de março de 2010

Ação Interncaional da Marcha Mundial das Mulheres

Começa ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres

Com uma ampla pauta de reivindicações começa hoje a 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres. No Brasil, mais de três mil lutadoras, do campo e da cidade, de todos os estados do país. A marcha será de Campinas a São Paulo parando em dez cidades e realizando atividades de formação e culturais. A delegação gaúcha partiu no domingo depois de um ato realizado no Brique da Redenção com representantes dos seguintes municípios: Montenegro, Nova Hartz, Alvorada, São Leopoldo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Vera Cruz, Caxias do Sul, Piratini, Santana do Livramento, Viamão, Passo Fundo, Herval, Encruzilhada do Sul, Tucunduva, Pelotas, São Miguel, Torres, Palmeira das Missões, Canela, Santa Rosa e Porto Alegre.


Auto organização e solidariedade coletiva

A 3ª Ação Internacional estará marcada por um forte processo de auto-organização e trabalho coletivo.. As militantes estão divididas em comissões de cozinha, infra-estrutura, segurança, saúde, comunicação, formação e cultura. As equipes são formadas por mulheres de todos os estados, que também revezarão nas tarefas tipo limpeza de cozinha e banheiros, distribuir água e comida, entre outras.

Atividades culturais e de formação acontecerão em Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Cajamar, Jordanésia, Perus e Osasco. Além disso, dois atos públicos ao longo do caminho, em Várzea Paulista e em São Paulo. O livro As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres, de autoria da historiadora espanhola Ana Isabel Álvarez González, será lançado no Brasil em ato público no dia 13 de março, em Várzea Paulista. O lançamento encerra com show de Leci Brandão.

Na quinta-feira, 11, o debate em Louveira sobre trabalho feminino e autonomia terá a presença da escritora Helena Hirata; na terça, 16, em Perus, Aleida Guevara, lutadora cubana, filha de Che Guevara participará da conversa sobre desmilitarização.

Unidas com grupos de mulheres em todo o mundo, as marchantes também organizarão a solidariedade ao povo haitiano e homenagearão as líderes feministas daquele país que morreram no terremoto de 12 de janeiro. As delegações de todos os estados deverão recolher 10 reais de cada marchante, contribuição que será destinada as organizações de mulheres do Haiti.


O que está previsto ainda em 2010:

Marchas e ações simultâneas entre 7 e 17 de outubro, com uma mobilização internacional em Kivu do Sul, na Republica Democrática do Congo, como uma forma de fortalecer o protagonismo das mulheres na resolução dos conflitos armados.


Serão realizadas mobilizações, ações e atividades entre estes dois períodos, em vários países e também em nível regional:

Américas: 21 – 23 de agosto, na Colômbia

Ásia e Oceania: 12 – 14 de maio, nas Filipinas

Europa: 30 de junho, na Turquia





Luciana Borba

Assessoria de Imprensa – MMM/RS

(51)93515123

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim