quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sindicato dos Jornalistas


Para: jornalnegritude@yahoo.com.br

Porto Alegre,
12 de fevereiro de 2010

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
http://www.jornalistas-rs.org. br/



Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes
web@jornalistasrs.brte.com.br



Justiça obriga Sindicato

a filiar não-diplomado

O juiz Rafael da Silva Marques, da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, concedeu liminar em Mandado de Segurança obrigando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul a filiar em seus quadros sociais duas pessoas não formadas em jornalismo. O ato leva em conta a decisão do Supremo Tribunal Federal que, em junho do ano passado, retirou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Em seu despacho, o juiz ainda penaliza o Sindicato com multa diária de R$ 100,00 por indivíduo, caso recuse a expedição das carteiras nacional e internacional da categoria, bem como a sindicalização dos dois postulantes.

O fato é visto pela direção do Sindicato como uma interferência indevida nas relações de trabalho, uma vez que, pela decisão do Supremo, não é necessária a emissão de carteira para o exercício da profissão, nem mesmo o registro. No entendimento dos representantes da categoria profissional, a decisão fere o estatuto do Sindicato, uma vez que, para filiação, é necessário o curso superior de jornalismo por se tratar de uma entidade de profissionais.

Mais informações
http://www.jornalistas-rs.org. br/




Criação de Comissão Especial é prioridade para aprovar a PEC do Diploma

A FENAJ vai ampliar contatos parlamentares para agilizar a tramitação das duas propostas de emenda constitucional na Câmara dos Deputados e no Senado que restituem a exigência do diploma de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. A PEC 33/09 está pronta para inclusão nas discussões em plenário no Senado. Já quanto à PEC 386/09, a ideia é acelerar a criação de uma Comissão Especial da Câmara para análise da matéria.


FENAJ pede que MTE promova consulta pública sobre registro de jornalista

A desencontrada orientação do Ministério do Trabalho e Emprego acerca dos procedimentos para registro de jornalista vem provocando dúvidas e polêmicas. Autor da Proposta de Emenda Constitucional 386/09, a PEC dos Jornalistas, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já adiantou que anunciou que questionará os procedimentos do Ministério através de embargos jurídicos. A FENAJ defende a emissão de registro apenas para os jornalistas diplomados e quer que o MTE abra uma consulta pública sobre os procedimentos.



Mais informações:
http://www.fenaj.org.br/





Recesso de Carnaval
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul fará um breve recesso no carnaval, encerrando suas atividades no dia 12 de fevereiro, às 18 horas e retornando na quarta-feira de cinzas, dia 17, a partir do meio-dia.


Aguarde: A nova carteira em breve

será emitida no Rio Grande do Sul

A nova carteira de identidade profissional dos jornalistas que já está sendo emitida em São Paulo e vem contando com a aprovação da categoria, necessita de algumas adequações para ter seu processo agilizado no Rio Grande do Sul. Em breve você receberá novas informações de como poderá emitir sua nova carteira.


Concurso fotográfico


Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso Sesc de Fotografia. O tema é "O verão no RS". O período de envio das fotos com a ficha de inscrição será de 6 de janeiro a 26 de março de 2010.
http://www.sesc-rs.com.br/ concurso_fotografia/index.htm

Especialização em Jornalismo Digital
na Famecos

Integrar as redes sociais no cotidiano do jornalismo. Com esta ideia, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promove o curso de especialização em Jornalismo Digital. Coordenada pelo professor Marcelo Träsel, a atividade vai oferecer conhecimento de ponta sobre a cultura e as mídias digitais e desenvolver as habilidades de redação e edição específicas. O programa também privilegia o empreendedorismo e o gerenciamento de projetos nas plataformas digitais e tem, entre as disciplinas, Jornalismo Digital e Sociabilidade, Informática Aplicada ao Jornalismo e Jornalismo em Mídias Móveis. Inscrições até 5 de março no site www.pucrs.br/famecos/pos/ jornalismodigital. Informações via e-mail jornalismodigital@pucrs.br, telefone (51) 3320-3658 ou na sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).


Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org. br/

--------------------------------------------------------------------------------
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Twitter
http://twitter.com/jornalistasrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim