sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Reformas no Porto Seco


Estrutura desmontável do Porto Seco pode estar com os dias contados? Foto Ivo Gonçalves

A promessa foi feita na segunda-feira passada, dia 22, durante o coquetel de entrega do Troféus Personagens da Folia. José Fogaça, prefeito de Porto Alegre, anunciou para 2011 o início das obras de construção de um estrutura definitiva no Porto Seco.

O assunto já andava na boca do povo carnavalesco desde a semana anterior ao Carnaval, quando o renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha esteve no Complexo analisando o local. O Samblog noticiou o assunto aqui e aqui.

Discussão começa em março
Por enquanto, não passa do "talvez" a certeza de que será mesmo Mendes da Rocha o responsável por assinar o projeto que vai transformar o oásis dos barracões em um sambódromo definitivo. Projeto, aliás, que sequer está no papel. É que falta ainda a prefeitura confirmar a contratação do arquiteto. Conforme a Secretaria de Cultura, o tema começará a ser discutido em março, quando devem ser traçados os primeiros planos e prazos.

Segundo projeto será elaborado
Depois de contratado, o arquiteto Mendes da Rocha vai elaborar o segundo projeto de Sambódromo para o Porto Seco. O primeiro foi feito em 2003, por licitação, com a contratação de uma empresa encarregada de planejar a construção dos barracões, das arquibancadas e dos camarotes. Os pavilhões foram erguidos, mas o restante da estrutura continou sendo provisória, o que custa aos cofres cerca de R$ 5 milhões anuais.

A novela
Arquibancadas e camarotes definitivos já viraram protagonistas de uma novela que, espera-se, está chegando aos capítulos finais, com o fim das promessas e da polêmica que se arrasta desde 1988, quando começou a ser debatido um local definitivo para os desfiles.

Confira a cronologia desta novela, elaborada com a colaboração do Diário Gaúcho.

► 1988 — Alceu Collares, então prefeito, lança a pedra fundamental do sambódromo na Avenida Augusto de Carvalho.
► 1995 — A votação do projeto de construção do sambódromo junto ao Parque Harmonia na Câmara de Vereadores é impedido por um mandado de segurança. Cogita-se, então, a construção da pista na Rua Voluntários da Pátria
► 1997 — Outra área é escolhida pela prefeitura, no Parque Marinha do Brasil, perto do Beira-Rio
► 1998 — Uma liminar impede a construção do sambódromo ao lado do estádio
► 2000 — A administração sugere a pista em uma área na foz do Arroio Dilúvio. A ideia é rechaçada
► 2002 — Três áreas são propostas: Humaitá, Restinga e Porto Seco. O resultado, sabemos.
► 2003 — A prefeitura anuncia licitação para o Sambódromo e prevê o fim das obras para 2005.
► 2004 — Acontece o primeiro desfile da Era Porto Seco.
► 2010 — Os desfiles estão lá e os barracões também. As arquibancadas e os camarotes, no entanto, continuam sendo montados e desmontados ano após ano.


Postado por Alice Schreiner às 17h19
Fonte: Samblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim