quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mutirão do Governo Gaúcho

Governo gaúcho faz mutirão para emissão de 2ª via de documentos em 53 municípios atingidos por temporais
01/02/2010 16:36


Começou nesta segunda-feira (1º), em Júlio de Castilhos, um mutirão organizado pelo governo do Estado para emissão de segundas vias de documentos em 53 municípios atingidos por tempestades, enxurradas e outros eventos climáticos. A medida beneficia pessoas que perderam documentos em consequência de desastres causados pelo clima. Em Júlio de Castilhos, o atendimento ocorre no Centro Comercialização e Lazer (Rua Coberta) e beneficia também os moradores de Tupanciretã.

Serão confeccionadas segundas vias de quatro documentos: CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade e Carteira do Trabalho. Participam do mutirão as secretarias Geral de Governo e da Justiça e do Desenvolvimento Social, mais o Detran, Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e TudoFácil. Os cidadãos não terão qualquer custo para as carteiras de Habilitação e Identidade - o governo do Estado arca com esta despesa.

“Os interessados no serviço precisam levar fotos tamanho três por quatro”, informa a diretora de Relações Institucionais da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e coordenadora do mutirão, Nadine Dubal. O serviço será prestado até o próximo dia 11 de fevereiro. Para isso, o governo do Estado conta com as parcerias de prefeituras e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). O acordo envolve a oferta de espaço físico com pontos de acesso à internet e o transporte da população residente em área rural ou zona afastada do centro dos municípios.

Como o governo do Estado absorverá os custos da CNH e da Carteira de Identidade, as pessoas atendidas ficam livres das taxas de R$ 45,00 da CNH e de R$ 35,00 da Carteira de Identidade. Pela parte do governo, a equipe que prestará os serviços é composta por dez servidores públicos.

Calendário e locais de atendimento

Nove municípios serão polos regionais do atendimento. Eles vão concentrar o serviço e receber a população de outras localidades próximas. Segundo a coordenadora Nadine Dubal, o calendário prossegue, nesta terça-feira (2) em Agudo. Depois, a agenda terá seguimento em Candelária (dia 3/quarta-feira), Igrejinha (dia 6/sábado), Três Coroas (dia 7/domingo), Salto do Jacui (dia 8/segunda-feira), Soledade (dia 9/terça-feira), Fontoura Xavier (dia 10/quarta-feira) e Marques de Souza (dia 11/quinta-feira).

Em Agudo, o atendimento será na Câmara de Vereadores e beneficiará também os moradores de Paraíso do Sul, Dona Francisca, Faxinal do Soturno. Pinhal Grande, São João Polêsine, Nova Palma, Vale Vêneto, Silveira Martins, Restinga Seca e Ivorá. Em Candelária, a população de Vera Cruz, Novo Cabrais e Cerro Branco será atendida na prefeitura.

Na cidade de Salto do Jacuí , os residentes em Jacuizinho, Tunas, Estrela Velha, Segredo, Arroio do Tigre, Sobradinho, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Lagoão e Ibarama deverão procurar o serviço também na prefeitura. Em Marques de Souza, a população de Relvado, Nova Bréscia, Arroio do Meio, Travesseiro, Forquetinha, Capitão, Doutor Ricardo e Pouso Novo poderá buscar os serviços do mutirão na Câmara de Vereadores.

Em Fontoura Xavier, o local também é a Câmara Municipal, onde serão recebidos moradores de Anta Gorda, Putinga, Arvorezinha, Ilópolis e São José do Herval. Em Soledade, será atendida também a população de Espumoso, Mormaço, Barros Cassal, Alto Alegre, Campos Borges e Quinze de Novembro, na prefeitura. Igrejinha terá o atendimento somente à população do próprio município, na prefeitura. E em Três Coroas, o mutirão ficará instalado no Ginásio Municipal e receberá também a população de Santa Maria do Herval.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim