segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Meios de Comunicação

Pedrinho Guareschi defende monitoramento da mídia
O sociólogo brasileiro participou de seminário temático nesta sexta-feira.

* Por Roseli Lara, repórter da Rádio Migrantes.

“Os meios de comunicação são a segunda causa para obstrução da governabilidade e democracia na América Latina”, divulgou o professor Pedrinho Guareschi, durante o seminário Nova Realidade Econômica Latino-americana e suas conseqüências na comunicação. A pesquisa foi realizada pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O jornalista ressaltou que entre 241 líderes latinos americanos, entre os quais 41 vice-presidentes, 64% atribuíram à concentração midiática os obstáculos à democracia em seus países.

Pedrinho Guareschi destacou que a América Latina vive um cenário de governos democráticos e citou a lei argentina de meios de comunicação como a mais avançada. “Precisamos de uma complementariedade dos meios, ou seja, que os meios públicos ocupem seu lugar. Na lei argentina um terço dos meios devem ser públicos, um terço sem finalidades lucrativas e apenas um terço com fins lucrativos.”
Além disso, na Argentina, mencionou o professor, cada empresa pode ter no máximo dez concessões e a fiscalização da mídia pelo poder público está prevista na legislação. “Outra particularidade é a necessidade de audiência pública para renovação das concessões. A mídia sempre é um serviço público, não é privado e sua concessão quem deve decidir é a sociedade civil”, defendeu Guareschi.

Pedrinho chamou atenção ainda para os novos sentidos de tempo, espaço e privacidade, trazidos pelo ciberespaço. Os jovens, observou, desenvolvem ansiedades por causa da Internet , pelo fato de estarem constantemente em busca de novidades e ai reside uma mudança no conceito de tempo, explicou. O espaço, por sua vez, não tem mais limites e o que era privado passou a ser público. ”Há novos sentidos para público e privado. Público é o que está na mídia e tudo o que não é veiculado fica no sentido orivado, mesmo que seja uma manifestação pública, se não é divulgada, fica restrita aos manifestantes e só”, explicou.
Monitoramento

O jornalista Pedrinho Guareschi defendeu o que chama de “monitoramento” da mídia. Para ele, os conglomerados de comunicação usam a defesa da liberdade de imprensa, como uma “estratégia terrível” de manipulação. “Na América Latina, os conglomerados de comunicação são um grande poder político para defender seu capital e quando falamos em regulamentação alegam estar sendo negada a liberdade de imprensa. Eu falo em monitoramento”, explicou.

Guareschi se reportou à Conferência de Comunicação (Confecom) realizada no Brasil em dezembro passado, que demorou mais de dez anos para se concretizar e lamentou o silêncio da mídia sobre a conferência, a não ser para reclamar das propostas de monitoramento.


Tags: pedrinho, guareschi, mídia, controle, comunicação, mutirão
Rádio São Francisco (Jornalismo), 06/02/2010, 10h08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim