quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Corredor Fito-Sanitário para a Maçã

CORREDOR FITO-SANITÁRIO PARA A MAÇÃ



A Assembléia Legislativa deu um passo importante nesta terça-feira na proteção da saúde das nossas frutas, ao admitir na Comissão de Constituição e Justiça, Projeto de Lei n. 235 que foi elaborado a quatro mãos, disse o deputado Francisco Appio.

Juntamente com seu colega de bancada Jerônimo Goergen,

aproveitando a experiência daquele parlamentar que havia legislado sobre grãos nesta área, o projeto prevê a instituição de um corredor fito-sanitário para a comercialização, estocagem e trânsito de maçã e pêra e seus derivados, no Rio Grande do Sul.

O relator, deputado Adroaldo Loureiro deu parecer favorável e o projeto foi aprovado na CCJ por unanimidade devendo ir para plenário para discussão e votação.

O deputado Appio salientou que “continuamos importando frutas da Argentina e do Chile, e elas podem ser trasmissoras da Cidia Pomonela – por exemplo – uma praga que tomou conta dos pomares argentinos, mas que felizmente não temos no Brasil”.

“Ou fazemos um corredor fito-sanitário para isolar os nossos pomares e protegê-los, ou esse diferencial que a maçã gaúcha tem cai por terra”, afirmou o parlamentar.

Appio também lembrou que recentemente a Assembléia aprovou, e é Lei no Rio Grande do Sul, a inclusão da maçã na merenda escolar.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim