quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Complexo de Charqueadas

Acordo viabiliza conclusão das obras no complexo prisional de Charqueadas
25/02/2010 09:48


A base do acordo para viabilizar o novo paradigma da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) foi firmada, na tarde dessa quarta-feira (24), em reunião realizada no gabinete da governadora Yeda Crusius no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O prefeito de Charqueadas, Davi Gilmar, avaliou que as medidas compensatórias do Programa de Prevenção da Violência (PPV) estão além das expectativas da comunidade e informou que, nos próximos dias, o embargo das obras das casas prisionais do semiaberto estará encerrado.

De acordo com a secretária-Geral de Governo, Ana Pellini, o prefeito percebeu a importância do movimento do novo paradigma, que visa não apenas à instalação da penitenciária em Charqueadas, mas também à diminuição da violência, com o PPV. "Acredito que até a semana que vem nós tenhamos um acordo final com a desinterdição das obras nos presídios", disse a secretária.

Na avaliação do prefeito, a governadora está se empenhando para recuperar o atraso do município em investimentos. "Ao longo dos anos, uma série de obras do Estado não foram realizadas, mas o Governo do Estado está buscando recuperar esse passivo. O PPV vai atender a uma série de reivindicações das medidas compensatórias. Deveremos fechar o acordo nos próximos dias e levantar o embargo das obras, contribuindo para o zeramento do déficit prisional relativo às vagas do regime semiaberto", concluiu Gilmar.

O complexo penitenciário de Charqueadas é integrado por seis casas prisionais, com uma população de aproximadamente 5 mil detentos. As obras de manutenção envolvem energia elétrica, saneamento, sanitários e muros, entre outros itens. Na parte de construção, serão três empreendimentos: ampliação de 500 vagas na Penitenciária Modulada de Charqueadas (PMC) e dois albergues para o regime prisional semiaberto, na PEJ.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim