terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Artesanato da Serra


Artesanato expressa cultura e tradições da Região da Uva e do Vinho

Coleção Videiras é apresentada durante a Festa da Uva e pode ser conferida até o final do evento



Os visitantes da Festa da Uva (em Caxias do Sul, até 7 de março) poderão conferir as novidades em artesanato que a Região da Uva e do Vinho apresentou na sexta-feira, 19 de fevereiro. Organizados pelo Sebrae-RS e Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), artesãos de dez cidades realizaram o lançamento da Coleção Videiras, que integra o projeto de artesanato da Serra Gaúcha.

As mais de 50 peças em cerâmica, madeira, palha de milho, tecidos, dentre outros, estão sendo comercializadas no espaço da Agroindústria e do Artesanato da Serra Gaúcha (Pavilhão 1). Inspirada na tradição dos municípios da região, a folha de parreira foi escolhida como símbolo padrão da coleção e estampa as peças. “A folha é imparcial e universal e integra um dos elementos da cultura da viticultura da Região Uva e Vinho, da paisagem construída pelo homem por suas mãos, assim como o artesanato”, explica a diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus.

A artesã Cláudia Giordani utiliza a cerâmica em suas peças. Com seu atelier localizado no Vale dos Vinhedos, conhece de perto as características da região. Ela diz que o projeto foi um desafio para cada um dos artesãos participantes. “Tivemos que mudas nossa linha de produção tradicional para participarmos dessa iniciativa inovadora. E a união do grupo foi fundamental, sempre sob a orientação da Atuaserra e do Sebrae. Um grupo só se fortalece se cada um pensar como um todo”, salientou.

Para o presidente da Atuaserra, Clacir Romagna, a coleção busca expressar a cultura da imigração italiana, seu gosto pela gastronomia, vinhos e espumantes e suas habilidades manuais. “As peças representam elementos úteis, que se constituíram em utensílios domésticos, de trabalho e adornos. As casas, embora simples, tinha graça e a beleza. Este trabalho busca resgatar os elementos de hospitalidade, de convivência e de religiosidade”, destacou Romagna.

A gerente do Sebrae-RS para a Serra Gaúcha, Andrea Balbinot, enfatiza que os grupos de artesanato terão acompanhamento técnico de consultores. “O grupo receberá apoio do Sebrae para sua organização produtiva e busca de mercados. Além disso conta com o acompanhamento técnico mensal de uma designer e de uma consultora na área de mercado”. Ela diz que, em março, será realizada rodada de negócios entre o artesanato, comércio e turismo para abertura de pontos de venda.

A mobilização desenvolvida pelos gestores do projeto busca, além de resgatar e valorizar o trabalho do artesão e da cultura regional, impulsionar negócios da coleção em lojas de artigos para casa, presentes, adegas e vinícolas, além da presença na hotelaria da Região.



ORGANIZAÇÃO

A Coleção Videiras (Região Uva e Vinho) integra a série de artesanato da Serra Gaúcha, composto também pelas coleções Araucária e Hortênsias. Um plano de ação, desenvolvido entre setembro e dezembro, definiu os detalhes de diagnóstico, organização, definição e criação das peças.

Um consultor do Sebrae-RS, sob orientação da Atuaserra, visitou os municípios para a realização dos diagnósticos através de fichas técnicas. Após a seleção dos artesãos e da definição dos parceiros que participaram do projeto, foi desenvolvida uma Oficina de Criação, que contou também com uma consultoria em design. Os participantes receberam capacitação para formação de preços, comercialização e vendas.



A COLEÇÃO

Com mais de 50 itens, a coleção é simbolizada pelos saberes e fazeres dos Artesãos da Uva e Vinho. Descendentes da cultura de imigração Italiana construíram os modos de fazer e os traduziram em habilidades manuais retratadas na arquitetura em pedra, madeira, cerâmica, palha de milho, tecidos.

A Coleção Videiras é composta por:

Abridores de garrafa

Almofadas

Aventais

Bandejas

Bolsas

Bonecos de pano

Cachecóis

Cestas

Cobra para porta

Guardanapo

Jogo americano

Paneiras

Pano de prato

Pegador de panela

Petisqueira

Porta copos

Porta garrafas

Porta utensílios para vinho

Sacola

Suportes para travessas e potes

Tapete

Toalha para lavabo



Cassius André Fanti

Jornalista (Reg. Prof. 9.727)

cafanti@f2pro.com.br

(54) 8135 3655

*****************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim