quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CPERS Realiza Encontro


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
CPERS realiza Encontro Internacional Resistindo ao Neoliberalismo: Uma Outra Educação é Possível

O CPERS/Sindicato promove no próximo dia 27 o Encontro Internacional “Resistindo ao Neoliberalismo: Outra Educação é Possível”, evento aberto ao público e que ocorre paralelo ao Fórum Social Mundial. Com participação de especialistas internacionais em Educação, trazidos especialmente para o Encontro, a iniciativa visa discutir as experiências e práticas na área educacional do Brasil, Argentina, Cuba, Inglaterra e México.

Em comum, fora o Brasil, estes países possuem índices de 100% de alfabetização e o setor, excetuando Cuba, sofre forte assédio da iniciativa privada, principalmente dos grandes grupos econômicos, para adotarem práticas de gestão neoliberais, em detrimento de suas tradições democráticas de ensino. Todos eles contam também com sindicatos e entidades da sociedade civil, semelhantes ao CPERS/Sindicato, que resistem aos planos e políticas privatistas e embora as condições de luta sejam desiguais, os trabalhadores em Educação têm obtido vitórias e conquistas significativas.

Os painéis do evento serão realizados no Salão São José, do Centro de Eventos Plaza São Rafael, na avenida Alberto Bins, 509, a partir das 14 horas e culminarão com a inauguração do Símbolo Internacional da Resistência ao Neoliberalismo na Educação, obra do escultor Valdomiro Motta, a ser instalada no hall da sede do CPERS/Sindicato.

PROGRAMAÇÃO

14h: Abertura

14h30: Atividade cultural

Apresentação de Pedro Munhoz, cantor e compositor

15h: Painel

Painelistas:

• José Clóvis de Azevedo / Brasil: Doutor em Educação, pesquisador e coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista IPA. Foi Secretário de Educação de Porto Alegre (1997-2000) e Reitor da Universidade Estadual (UERGS) (2001/2003).

• Alberto L. Bialakowsky / Argentina: Professor titular e pesquisador em sociologia / Instituto de Investigações G. Germani da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Presidente de ALAS (Associação Latinoamericana de Sociologia).

• Martin Powell-Davies / Inglaterra: Professor desde 1986. Editor do periódico Classroom Teatcher. Secretário do Sindicato Nacional dos Professores da Inglaterra e País de Gales (National Union of Teachers / NUT). Candidato da oposição de esquerda à presidência do NUT em 2009 e também em anos anteriores.

• María Auxilio Heredia Anaya / México: Foi acadêmica da UAM e participou do Sindicato Único dos Trabalhadores da Universidade Autônoma da Cidade do México.

• María Isabel Domínguez / Cuba: Doutora, Diretora do Centro de Investigações Psicológicas e Sociológicas (CIPS) de Havana.

Debates

17h30: Inauguração do Símbolo Internacional da Resistência ao Neoliberalismo na Educação.

Fonte: Site CPERS Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim