sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Adeus aos Heróis Brasileiros



22 de janeiro de 2010
| N° 16223
Alerta
Voltar para a edição de hoje
AS HOMENAGENS
O ADEUS AOS HERÓIS
Emoção marcou cerimônia em Brasília em homenagem aos 18 militares brasileiros mortos nos escombros do terremoto no HaitiO Brasil se cobriu de luto, ontem, na cerimônia fúnebre em homenagem aos 18 militares mortos durante o terremoto que devastou o Haiti no dia 12. Em uma cena comovente, que não se repetia desde o final da II Guerra Mundial, os esquifes foram dispostos na Base Aérea de Brasília, numa solenidade que teve a presença contrita de 30 ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi um momento de dor, emoção, mas também de reconhecimento à bravura das vítimas que estavam no Haiti em missão de paz – entre eles os gaúchos Bruno Ribeiro Mario e Douglas Pedrotti Neckel (veja reportagem na página 5). Familiares de olhos marejados olhavam para as fotografias dos militares sobre os caixões, recobertos pela bandeira do Brasil.

Num silêncio pesaroso, Lula circulou entre os ataúdes, parando ao lado de cada um e depositando sobre os tampos a medalha do Pacificador – destinada aos que tombam em situações de combate. Durante o ato, era possível ouvir os soluços de pais, mães, tios e irmãos, acomodados em cadeiras. O presidente se emocionou ao falar.

– Há momentos em que as palavras se tornam frágeis diante dos fatos. Nosso coração já estava partido pelo sofrimento do povo haitiano. Agora estamos mais abalados – ressaltou.

Citando o nome de cada um dos militares, Lula agradeceu o empenho e elogiou o trabalho feito no Haiti, um país já combalido antes do terremoto. Acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, o presidente saiu do espaço reservado às autoridades e confortou os familiares com um abraço apertado. A cada um desejava alento:

– Estou falando de destemidos patriotas, que chegaram ao Haiti levando uma mensagem para aquela gente sofrida, de que eles não estavam sozinhos. Levaram solidariedade acima de tudo. Peço a Deus que permita manter sempre na memória a lembrança desses nobres patriotas.

O comandante-geral do Exército, general Enzo Martins Peri, entregou a medalha da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) aos parentes das vítimas. A bandeira da ONU, que cobriu os caixões nas exéquias ocorridas em Porto Príncipe, capital do Haiti, foi também repassada pelo general, que sintetizou o drama:

– A dimensão humana dessa tragédia atinge todos os brasileiros.

As honras póstumas virão acompanhadas de amparo financeiro. O governo prometeu conceder R$ 500 mil a cada uma das famílias dos 18 militares. O valor deverá ser dividido entre os dependentes do morto, de acordo com critérios aplicados na legislação militar.

Além da indenização, o governo anunciou que oferecerá um segundo benefício aos dependentes que estudam. Cada um receberá uma bolsa-educação, de R$ 510 mensais, para custeio do colégio ou da faculdade. O valor será concedido até que o aluno complete 24 anos. A bolsa-educação será reajustada pelo índice geral da Previdência Social. Os dois benefícios fazem parte de um projeto de lei que deverá ser publicado hoje no Diário Oficial da União. O projeto será enviado ao Congresso em forma de mensagem, para facilitar a tramitação.

O regulamento militar prevê que as viúvas receberão pensão vitalícia equivalente ao soldo dos maridos. Eles foram promovidos post mortem – uma patente acima da atual. Os familiares ainda terão direito a uma reparação da ONU.



IARA LEMOS | Brasília
Reconhecimento aos militares
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a promoção dos militares. As famílias vão passar a receber pensões referentes ao novo posto:
- Soldado Antônio José Anacleto – Cabo
- Cabo Arí Dirceu Fernandes Júnior – Terceiro-sargento
- Primeiro-tenente Bruno Ribeiro Mario – Capitão (gaúcho)
- Segundo-sargento Davi Ramos de Lima – Subtenente
- Cabo Douglas Pedrotti Neckel – Terceiro-sargento (gaúcho)
- Coronel Emílio Torres dos Santos – General de brigada
- Soldado Felipe Gonçalves Julio – Cabo
- Major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho – Tenente-coronel
- Coronel João Eliseu Souza Zanin – General de Brigada
- Soldado Kleber da Silva Santos – Cabo
- Segundo-sargento Leonardo de Castro Carvalho – Primeiro-sargento
- Major Márcio Guimarães Martins – Tenente-coronel
- Tenente-coronel Marcus Vinicius Macedo Cysneiros – Coronel
- Subtenente Raniel Batista de Camargo – Segundo-tenente
- Soldado Rodrigo Augusto da Silva – Cabo
- Terceiro-sargento Rodrigo de Souza Lima – Segundo-sargento
- Soldado Tiago Anaya Detimermani – Cabo
- Cabo Washington Luis de Souza Seraphin – Terceiro-sargento
Fonte: Fonte: Diário Oficial da União


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim