quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Audiência Pública em Vacaria RS

A drogadição, suas causas e consequências foi pauta da Audiência Pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos – CCDH - na Câmara de Vereadores de Vacaria na última segunda-feira (7/12). Conforme o Deputado Francisco Appio, requerente da Audiência e membro da Comissão, o debate foi sério e produtivo.



No encontro, o parlamentar defendeu um Programa Especial de Empregos para quem se livra do crack. Segundo ele, o combate ao tráfico, prisão de traficantes, prevenção, mobilização da família, escola e sociedade não basta. As Comunidades Terapêuticas têm sucesso no tratamento dos dependentes químicos, mas o problema é a volta ao convívio social por falta de emprego. “O dia seguinte é o grande desafio enfrentado pelos drogaditos, após nove meses de tratamento”, alerta o deputado.



A terapeuta Neiva Pacheco denuncia que "falta presença emocional dos pais" e "sobra presença física afetada pela TV e pelas cobranças exageradas". Ao mesmo tempo, as Comunidades Terapêuticas queixam-se da burocracia para obter credenciamento junto aos Programas Públicos para tratamento de dependentes.



O Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, garante que Estado paga bem os leitos dos hospitais para dependentes químicos, porém a maioria não aceita. O Hospital de Bom Jesus terá dez leitos para dependentes químicos, mas o Hospital de Vacaria abriu mão. Prefere reformar o Bloco Cirúrgico.



“A Proposta de Vacaria é utilizar recursos do Imposto de Renda para financiar projetos de tratamento e recuperação de dependentes químicos”, informa Appio.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim