terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sindicato dos Jornalistas apoia MST

Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio solidário com o MST





A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio vem a público manifestar irrestrita solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que está sofrendo um processo de criminalização nos meios de comunicação e no Parlamento. Prova disso é a recente abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com base em premissas falsas divulgadas em veículos de comunicação vinculados ao agronegócio.

Quem tiver dúvida nesse sentido deve consultar sites de entidades de agronegócios, entre as quais a Associação Brasileira de Agronegócio (http://www.abag.com.br), para confirmar a participação, como associados, de veículos de comunicação como a Agência Estado e a Globo Comunicação e Participação, empresas estas que pautam órgãos da mídia hegemônica.

Como trabalhadores da área de comunicação não podemos nos omitir diante de tais fatos e também condenar a violência a que são submetidos os trabalhadores rurais brasileiros, conforme comprovam as informações fornecidas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), dados estes omitidos pela mídia hegemônica conservadora.

Os números mais recentes divulgados pela entidade da Igreja Católica que defende o modelo de agricultura familiar indicam que em seis meses, de janeiro a junho de 2009, ocorreram, pelo menos, 366 conflitos nos campos brasileiros. Segundo ainda a CPT, registrou-se nesse período um assassinato para cada 30 conflitos; uma tentativa de assassinato para cada oito conflitos; um torturado a cada 61 conflitos; um preso a cada quatro conflitos; 1,5 famílias expulsas a cada conflito por terra e 18 despejadas.

Os números indicam claramente de onde vem a violência e a quem prejudica. Por isso, devemos repudiá-la e denunciar a manipulação midiática que omite e distorce informações que ajudariam os brasileiros a formarem opinião sobre a necessidade urgente de uma reforma agrária que fortaleça a agricultura familiar.

O SJPERJ, por fim, exorta os jornalistas brasileiros a rejeitarem o linchamento midiático que vem sofrendo o MST e outros movimentos sociais por veículos de comunicação que se tornaram servidores de poderosos interesses econômicos.



RIO DE JANEIRO, 17 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim