terça-feira, 24 de novembro de 2009

Escola

Neste ano a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Sorgatto, localizada na comunidade de Tupinambá, em Lagoa Vermelha, forma sua primeira turma de alunos da 8ª série.

Para celebrar a conquista desses 11 alunos que concluem o Ensino Fundamental, o deputado Francisco Appio, juntamente com o direção da escola, promovem o concurso literário “Tupinambá”.

Poderão participar do concurso todos os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Sorgatto, que deverão escrever sobre a “Formação social do distrito de Tupinambá”. O primeiro colocado receberá como prêmio um notebook, o segundo um pendrive 4Gb e o terceiro lugar levará um pendrive 2Gb. O prazo de entrega das redações é até dia 10/12/09, na própria escola.

Apesar de trabalhar com turmas multisseriadas, a Escola conquistou o topo na última prova do SAERS, em 2008, como o primeiro lugar em português e matemática alcançado pelos alunos da 5ª série e com a 3ª série obteve o 13º lugar em matemática e 53º lugar em português. O exame é realizado entre todas as escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais e as redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderiram ao programa.



REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO TUPINAMBÁ



1. Objetivo: incentivar a Inclusão Digital na área rural e divulgar as conquistas da Escola.



2. Participantes: alunos de todas as séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Sorgatto.



3. Formato: redação manuscrita, até duas laudas, e cópia digital para arquivo.



4. Tema: “Formação social do distrito de Tupinambá”. Poderá ser abordado a história, o povo, a origem do nome, entre outros assuntos relacionados à Tupinambá.



5. Prazo: 23/11/2009 a 10/12/2009, com encerramento naquela data às 12 horas. As redações deverão conter o nome do aluno, data de nascimento e nomes dos pais e deverão ser entregues à Direção da Escola.



6. Avaliação: comissão de professores, sob coordenação da Diretora Diva Helena Colle, avaliará todos os trabalhos, com a escolha das três melhores redações, por critério a ser estabelecido pela mesma comissão.



7. Resultado: será proclamado no dia 14 de dezembro, às 11h 30min, por ocasião da entrega da premiação, na Escola.



8. Premiação: 1º colocado - um notebook de 2 Gb, novo, sistema windows, com garantia de um ano.

2º colocado - pendrive de 4 Gb

3º colocado - pendrive de 2 Gb



9. Divulgação: os participantes concordam e autorizam a divulgação de seus trabalhos, sem qualquer ônus.



10. A entrega da crônica implicará na aceitação deste regulamento.



11. A Direção da Escola e o deputado Francisco Appio assinaram protocolo, estabelecendo os compromissos das partes.



Lagoa Vermelha, 18 de novembro de 2009






RESGATE HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ SORGATTO



Como a Educação sempre foi a maior preocupação dos pais, a comunidade de Tupinambá também desde o início manifestou esta preocupação.

Primeiramente foi construída uma capela pequena de madeira bruta, que posteriormente serviu como escola. Como havia muitas crianças e a comunidade crescia, sentiram a necessidade que alguém se dedicasse a alfabetizá-las, então uma professora particular começou o trabalho de alfabetização, que recebia como pagamento alimentos e trabalho em sua residência. Trabalhava em sua residência.

Com o passar dos tempos a comunidade conseguiu uma escola municipal que passou a funcionar em uma residência particular e a professora passou a ser municipal.

Em março de 1943 foi instalada a Escola Estadual, que ora denominava-se de Escola Rural, com o corpo docente formado por duas professoras e uma diretora e com uma clientela de 76 alunos, num prédio de madeira novo.

Na época, Tupinambá estava no auge do seu crescimento, os alunos eram filhos de comerciantes, industrialistas, farmacêuticos, açougueiros, construtores, criadores de gado, agricultores e operários.

Mas veio a decadência, o pinheiro que era a principal fonte de renda acabou e com isso a comunidade ressentiu-se, as serrarias fecharam e as indústrias de madeira também, e as pessoas que aqui residiam saíram em busca de uma vida melhor, e isso refletiu na escola que foi perdendo sua clientela, e com isso a possibilidade de aumentar suas séries.

No ano de 1971, por uma exigência da SEC, onde as Escolas Estaduais até então denominadas como Escolas Rurais deveriam ter uma denominação, a comunidade escolar reuniu-se e escolheram como patrono da escola LUIZ SORGATTO, que foi um dos primeiros moradores de Tupinambá, e por ter sido um homem de relevante destaque na fundação da escola. Luiz Sorgatto nasceu aos 25 de março em Protásio Alves, município de Nova Prata, transferiu-se para Tupinambá em 1936, com a indústria extrativa de madeira. Sua esposa Dona Maria Bertoldo Sorgatto foi a primeira professora desta comunidade, trabalhando em sua residência.

Hoje nossa realidade é outra, na sua grande maioria é formada por pessoas de baixa renda, diaristas, com baixa escolaridade, mas muitas preocupadas com o futuro de seus filhos, e com um grande sonho realizado com a escola estar com o Ensino Fundamental Completo, onde seus filhos podem aqui ficarem estudando, e os ajudando em seus afazeres agropecuaristas, permitindo assim que fiquem em seu habitat e não se expondo prematuramente com os problemas que são comuns na zona urbana.

A escola é vista como centro de solução dos problemas, por isso buscamos a melhoria da Educação, e a realização de um trabalho em conjunto e integrador, com as demais comunidades vizinhas, e sempre buscando a integração da escola com os demais segmentos da comunidade.

A escola a única instituição que restou da grande decadência que esta comunidade sofreu, é tida como centro, onde a mesma tem obrigação de fazer o melhor para seus educandos, mas este objetivo foi alcançado com a aprovação do Ensino Fundamental Completo, este ano estão se formando 11 alunos de 8ª série, e com a conquista do topo na prova do SAERS no ano de 2008 com o primeiro lugar tanto em português como em matemática com a 5ª série do Ensino Fundamental, e 13º lugar em matemática com a 3ª série e 53º lugar em português com a 3ª série em todo o estado do Rio Grande do Sul, embora que atualmente estamos com turmas multisseriadas, com pouco recursos pedagógicos , informática e humano mas os que aqui estão fazem um trabalho sério e comprometedor com a Educação .

Como sonhadores e sobreviventes de uma crise tanto no âmbito econômico como social, a nossa comunidade não admite mais perdas, e sim conquistas que enriqueçam a nossa história. Por isso contamos sempre com a compreensão e ajuda de pessoas que como nós lutam e buscam o melhor para os seus filhos.



Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim