terça-feira, 17 de novembro de 2009

Boletim do Sindicato dos Jornalistas do RS



É a primeira vitória dos Jornalistas”,
diz presidente do Sindicato



O presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Nunes, recebeu com grande entusiasmo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, que estabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de Jornalista. José Nunes participou em Brasília da vigília de sindicatos de todo o país, representantes de universidades, jornalistas e universitários para pressionar os deputados e acompanhar a votação na Câmara. “Desde segunda-feira estamos conversando com todos os deputados e explicando a nossa posição. Foi a nossa primeira vitória, dos jornalistas, dos universitários e da sociedade pela qualidade da informação. Mas temos a convicção de que ainda teremos muita luta e só conseguiremos a aprovação definitiva na Comissão Especial, no Plenário da Câmara e no Senado se a categoria continuar mobilizada.” Nunes também destacou o apoio aberto que a obrigatoriedade do diploma vem recebendo de outras categorias profissionais e da sociedade.

A dirigente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, também considera a vitória “pela praticamente unanimidade dos deputados ajudará também na aprovação no Senado.”

A PEC 386/09 foi a primeira matéria apreciada hoje pela CCJC, acatando pedido de inversão de pauta do deputado federal Vieira da Cunha (PDT-RS). A bancada gaúcha votou favoravelmente à PEC.

Sindicato no interior
Na segunda-feira, dia 9 de novembro, o Sindicato esteve em Ijuí para discutir a PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta. Na próxima segunda-feira, novamente o Sindicato se fará presente, agora em Bagé, para o mesmo debate.

___________________________________________________________________________

Prêmios
SETCERGS
Estão abertas as inscrições para o XXII Prêmio SETCERGS de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul, o regulamento do concurso encontra-se na Secretaria do Sindicato dos Jornalistas, ou ainda nos telefones da SETCERGS (51) 3342 9299/9649 0800.

IV Prêmio CNA Jornalismo
Com o objetivo de estimular, divulgar e prestigiar reportagens e fotografias publicadas na mídia gráfica - jornais e revistas - ou veiculadas em site, emissoras de rádio e televisãoque contribuam efetivamente para esclarecer a opinião pública sobre a realidade do campo brasileiro, sensibilizando o homem urbano para a importância da atividade agropecuária para a sociedade.

As inscrições se encerram no dia 20 de novembro e as fichas encontram-se no Sindicato dos Jornalistas.

Mais informações fones: (51) 3228 8146/3226 0664/ 3226 1735

MP está com as inscrições abertas para seu concurso
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, com apoio da Associação do MP e da Fundação Escola Superior do Ministério Público.No dia 15 de novembro se encerram as inscrições.

Os jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar à Assessoria de Imprensa do Ministério Público – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, bairro Praia de Belas, POA, CEP: 90050-190 – até o dia 16 de novembro, em envelope lacrado, a documentação exigida no regulamento.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3224-6938 ou e-mail imprensa@mp.rs.gov.br, como também no Sindicato dos Jornalistas Profissionais e na Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Os trabalhos devem ser acompanhados de duas cópias, constando o nome do autor, título da matéria, data da publicação e o veículo de comunicação.

********************************************************************

Curso básico de português para sindicalizados
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS firmou convênio com o professor Landro Oviedo para a turma única do Curso Básico de Português, a ser ministrado aos sábados, entre os dias 21 de novembro e 19 de dezembro de 2009. O curso terá 40 horas-aula e os sindicalizados pagarão 60% do valor estipulado vigente. Esse valor já inclui a apostila exclusiva. No programa, fonologia e ortografia, morfologia, sintaxe e texto. O ministrante é licenciado em Letras, especialista em Língua Portuguesa, advogado e consultor de português do Correio do Povo.

Informações: www.cursodeportugues.zip.net.

***********************************************************************

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
http://www.jornalistas-rs.org.br/

Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes - web@jornalistasrs.brte.com.br


Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim