sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Boletim do Sindicato dos Jornalistas


Fenaj quer ampliar a mobilização para que a PEC dos Jornalistas seja votada no dia 28


A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que resgata a exigência do diploma para o exercício do jornalismo foi adiada desta quarta-feira (21/10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em razão da ordem de proposições que estava na pauta. A votação na CCJ está marcada para o próximo dia 28. O deputado federal Paulo Pimenta (RS), autor da PEC, e o relator da Proposta na Comissão, Maurício Rands (PE), vão propor a inversão da pauta, na próxima terça-feira, para que a PEC dos Jornalistas esteja como prioridade na sessão da CCJ da quarta-feira, 28/10. É hora de ampliar mobilização.

A FENAJ encaminhou a mensagem,por e-mails, a todos os 122 titulares e suplentes da CCJ (e-mails estão no site da FENAJ). A mensagem já havia sido encaminhada aos deputados de Pernambuco que integram a Comissão.

“Mudança nas Comunicações no Brasil” marca a Conferência Livre de em POA

Uma série de painéis abordando a realidade da comunicação no Brasil e na América Latina marcaram a Conferência Livre de Comunicação realizada hoje, (21) na Sala José Antônio Lutzenberger, 4º andar da Casa dos Bancários, na Rua General Câmara, 424, no Centro de Porto Alegre. O encontro é uma das atividades preparatórias à 1ª Conferência Estadual de Comunicação, que será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. A conferência livre se desenvolveu durante todo o dia e proporcionou uma série discussões e debates relacionados ao tema que tem sido pouco difundido no Brasil.

Os participantes do evento puderam opinar, debater, discutir e encaminhar propostas que serão apresentadas durante a Conferência Estadual, evento preparatório à 1 Conferência Nacional de Comunicação que será realizada em Brasília, de 14 a 17 de dezembro e que irá definir os nomes dos 80 delegados que vão representar o estado na etapa nacional.

A 1 Conferência Nacional de Comunicação tem como objetivo apresentar propostas para a democratização da comunicação no país. Os temas apresentados durante os encontros preparatórios são polêmicos. Além da democratização da comunicação no Brasil, historicamente controlada pelas elites e pelo oligopólio das redes de mídia, estarão na pauta assuntos como o processo de concessões de redes de rádio e televisão, bem como os mecanismos de controle em relação à programação veiculada pelas redes de rádio e TV. Outras questões que devem ser discutidas durante o encontro estão relacionadas à internet e às restrições que devem ser impostas para coibir crimes na rede..


ABERTURA

A abertura do evento ocorreu às 9h, com o painel “O Desafio das Mudanças nas Comunicações no Brasil e América Latina”, que contou com a participação do deputado estadual Raul Pont, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedrinho Guareschi; de Éverton Gimenis, pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre; e de Cristina Feio de Lemos, do Sintrajufe/RS, da Comissão Organizadora da Etapa Estadual CONFECOM.


O tema do segundo painel foi “O direito à Comunicação (Parte 1)”, que teve a participação de Paulo Farias, da Central Única dos Trabalhadores (CUT);de Claudia Prates, da Marcha Mundial das Mulheres e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Clementino Lopes; da ABRAÇO e da vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Márcia Camarano.

A segunda parte do painel “O direito à Comunicação” contou com a participação de Dagmar Camargo, representando o CONRAD; Vera Daisy Barcellos, do Núcleo Afrobrasileiro do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul; de Candice Cresqui, do Fórum nacional de Democratização da Comnicação (FNDC); de Luis Henrique Silveira, do Engenho e Arte.

O painel Novas Tecnologias teve a presença de Valério Brittos, representando a Unisinos; Juan Sanchez, do Sinttel; e Oscar Plentz, da PoaTV.

O evento continuou à tarde, com o painel 1ª Conferência Nacional de Comunicação, apresentado por Celso Schreder, Superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado.

Em seguida, foram realizados os Trabalhos em Grupos, a partir dos Eixos Temáticos da CONFECOM: Grupo I - Produção de Conteúdo; Grupo II - Meios de Distribuição e Grupo III - Cidadania: Direitos e Deveres.

Após o intervalo, foi realizada a plenária final, com a apresentação das propostas dos grupos, seguido de debates. O evento foi encerrado no início da noite, com uma série de Informes sobre a Etapa Estadual.

o deputado estaduais Raul Carrion (PC do B) também esteve presente ao evento.

Conferência Comunicação de Viamão propõe políticas públicas para o município


Apesar da rapidez com que foi organizada a I Conferência Municipal de Comunicação de Viamão, o resultado foi muito importante. O debate foi realizado na última quinta-feira, 15. Como resolução a Conferência aprovou a formação de um Conselho Municipal de Comunicação e a realização de mais encontros para discutir o tema. O diretor do departamento de Comunicação da Prefeitura, Luis Henrique da Silva, ficou muito sensibilizado pelo debate e percebeu a importância das políticas públicas de comunicação e se comprometeu em disponibilizar o sinal da internet via wireless para a comunidade. “Eu implantei aqui na cidade a rede de TI na Prefeitura e realmente colocar internet de graça para a população pode mudar muita coisa”.

As rádios comunitárias também falaram sobre a limitação da potência dos equipamentos a 25W, que é preciso ampliar a potência. Outra questão destacada foi a necessidade de qualificar e formar comunicadores para as rádios comunitárias. Foi proposto também a municipalização das licenças para outorga das rádios comunitárias.

Após a Confecom, a cidade pretende realizar outro encontro para começar a se organizar e uma nova conferência municipal. Ao final do encontro que contou com a presença de cnco rádios comunitárias da cidade, sindicalistas, população em geral e membros do governo municipal foram aprovadas as propostas organizadas na cartilha que serão encaminhas para a etapa estadual da Confecom.

A conferência contou com a presença do jornalista e membro da Comissão RS Pró-Conferência de Comunicação, Luis Henrique Silveira que falou das questões gerais da organização da Conferência Nacional e Estadual e focou sua intervenção na importância das Políticas Públicas Municipais de Comunicação. Na chegada ao evento os participantes receberam uma cartilha, organizada pelo coletivo Intervozes, sobre Políticas Locais de Comunicação.

Na etapa estadual a comissão organizadora está pensando em organizar um ônibus da cidade para participar e eleger delegados para a etapa Nacional.

Por Luis Henrique Silveira



Festa marcará o aniversário
de 10 anos do portal Coletiva.net

No dia 4 de novembro, uma grande festa encerrará as comemorações relativas ao aniversário de 10 anos do portal Coletiva.net. Jornalistas e autoridades estarão reunidos a partir das 20h, no Teatro do Bourbon Country, onde também será lançada a revista ‘Coletiva especial 10 anos’. Com tiragem de três mil exemplares, a publicação terá distribuição gratuita a empresas, instituições e profissionais do setor de comunicação do Estado. Durante todo o ano, Coletiva.net vem promovendo várias ações para brindar sua década de luta e sucesso. Começou em abril com a criação do Blog 10 anos (www.coletiva10anos.com.br/blog), que resgatou a história da comunicação gaúcha contada por vários profissionais. Depois, em junho, o portal estreou novo layout e chamou a atenção pela implosão do antigo modelo, com efeitos sonoros e visuais simulando sirenes, explosões e fumaça (veja em: http://www.youtube.com/watch?v=Gm-RklA3S-M). A forma inusitada de divulgar a reformulação rendeu à DZ Estúdio medalha de Prata na categoria Websites do 27º Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul. O portal também ingressou na rede de microblog Twitter e, passados sete meses, conta com mais de 1200 seguidores.

Visionária, Coletiva.net foi criada em abril de 1999 por José Antônio Vieira da Cunha, José Luiz Fuscaldo e Luiz Fernando Moraes, no momento em que a era dos computadores e celulares anunciava uma revolução na área de comunicação. O início da trajetória se deu como Guia da Imprensa e da Propaganda, publicação semanal criada pela Coletiva Editora e enviada por fax para cerca de 200 profissionais. Entrando num vácuo editorial do mercado, começou a receber uma demanda maior do que a esperada, inviabilizando a operação via fax. O fato fez com que seus editores migrassem para a Internet, pouco mais de um ano depois, ganhando então a denominação de Coletiva.net.

Graças ao dinamismo proporcionado pela atualização diária, Coletiva.net ampliou o seu espaço no mercado e mudou alguns paradigmas, transformando os profissionais de comunicação em fontes de informação. O resultado pode ser medido na imediata repercussão das notícias publicadas, o que levou o portal a se transformar em leitura obrigatória para os profissionais gaúchos. O interesse é despertado pelo fato de a publicação fazer um acompanhamento constante de tudo o que acontece na área da comunicação e da propaganda no Rio Grande do Sul, caracterizando-se por apresentar fatos em primeira mão, como novas campanhas publicitárias ou a movimentação de profissionais do setor.




Assessoria de Imprensa
Alexandre Costa - MTB: 7587

__________________________

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
www.jornalistas-rs.org.br

Assessoria de comunicação: Alexandre Costa - interino - (mtb -7587) web@jornalistasrs.brte.com.br


Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim