quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A volta do Sucessos Antigos


Semana Beatles - Cadê os Rolling Stones?
2 horas, 48 minutos atrás



Por Kid Vinil, colunista do Yahoo! Brasil


PUBLICIDADE

Já comentei sobre os Beatles por aqui, mas diante da importância dos lançamentos realizados esta semana eu volto ao assunto. Se a Sony recentemente tirou o "pé da lama" com a s vendas inesperadas de Michael Jackson após sua morte, agora é a vez da EMI sair do vermelho.



Leia os outros colunistas


Essa estratégia da gravadora inglesa em relançar os discos dos Beatles remasterizados e ainda disponibilizá-los para download pelo Itunes vai render muita grana para os cofres da rainha.


Nesta quarta-feira, dia 09 de setembro, no mundo inteiro saem os 13 CDs dos Beatles em edições especiais estéreo e mono e ainda o game "Beatles Rock Band". O jornal inglês New Musicial Express resolveu fazer 13 capas diferentes para comemorar esse evento. Cada capa é dedicada a um dos álbuns dos Beatles (Veja aqui). São edições limitadas para os colecionadores, no site do Ebay, já tem gente vendendo cada exemplar por quase 100 dólares.


O site norte-americano Pitchfork (pitchfork.com) resolveu dar notas de 0 a 10 para os discos dos Beatles, é evidente que quase todos levaram nota 10. Fizeram também uma análise da diferença entre o som dos primeiros CDs lançados na década de 80 e o som dos relançamentos.


É importante salientar que a equipe de engenheiros de som do estúdio Abbey Road procurou manter toda autenticidade das gravações originais. Foi como restaurar uma obra de arte, sem mudar suas características. O resultado final é que o som dos discos está mais forte e mais presente. O baixo de Paul McCartney, por exemplo, está mais encorpado, as vozes têm mais brilho e a bateria de Ringo Star pode ser ouvida com muito mais peso. Ficou bem claro que nada foi remixado ou alterado, apenas o que eles conseguiram foi dar mais brilho à obra dos Beatles.


Esse provavelmente será um dos últimos momentos que a indústria fonográfica conseguirá alcançar grandes números nas vendas de discos. Seria o último respiro do CD? A verdade é que a indústria do disco não tem mais para onde recorrer, pois o que tinha que ser feito com grandes vendedores de discos, como Elvis, Bob Dylan, Rolling Stones, Michael Jackson e Beatles já aconteceu.


E por falar neles, cadê os Rolling Stones?


É uma pena que não fizeram todo esse estardalhaço com os Rolling Stones. Pouca gente sabe que em julho desse ano a bada teve sua discografia - a partir dos anos 70 - totalmente remasterizada e relançada em CD. Clássicos como "Sticky Fingers", de 1971, "It´s Only Rock and Roll", de 1974, e "Some Girls", de 1978, passaram despercebidos pela crítica e pelo público. O que acontece? Será que os Rolling Stones são menos importantes que os Beatles?


Essa história de rivalidade entre Stones e Beatles vem desde a década de 60 e do surgimento das duas grandes bandas de rock do Planeta. Na década de 60, os Beatles eram os meninos comportados e que toda família adorava, já os Rolling Stones representavam o lado marginal do rock. Na década de 60, os jornais ingleses colocaram até uma pergunta no ar "Você deixaria sua filha casar com um Rolling Stone?". Isso aparentemente queimava mais ainda o filme do grupo. Na vida real, Beatles e Stones eram grandes amigos e tudo não passava de uma jogada de imprensa.


É lamentável que uma banda tão importante quanto os Rolling Stones não tenha sequer recebido uma capa das melhores revistas lá fora, para comemorar seus remasters lançados em 2009. Isso se deve ao descaso da gravadora inglesa Universal, que apenas colocou os discos no mercado e esqueceu de organizar uma estratégia de marketing digna de uma banda como os Stones.


Daí eu deixo uma pergunta difícil de responder: Quem é mais importante na história do rock, os Beatles ou os Rolling Stones?




Kid Vinil é músico, jornalista e radialista. Fez parte do grupo Magazine, apresentou e produziu programas de rádio na 89FM e Brasil 2000. Apresentou o programa "Lado B", na MTV. Foi Diretor Artístico Internacional das gravadoras Eldorado e Trama.



Gostou da coluna? Envie um e-mail para y_musica@ymail.com e opine!

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim