terça-feira, 15 de setembro de 2009

Teatro

Depois de levar mais de 5000 pessoas ao teatro com o fenômeno

Labirinto Kafka – www.kafka.com.br

O mago do teatro fractal, Janssen Hugo Lage, está de volta ao Theatro São Pedro com sua mais recente criação:


"MULHERES DE SANGUE" - UMA VERSÃO POÉTICO-FEMININA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Uma trajetória única e comovente de um dos mais célebres períodos da História do Brasil.


FOTOS PARA IMPRENSA:

http://www.laerciolacerda.com.br/mulheresdesangue/

ESTREIA NACIONAL – THEATRO SÃO PEDRO – 23 DE SETEMBRO – 21h


ÚNICA APRESENTAÇÃO


INGRESSOS JÁ A VENDA NA BILHETEIRA DO TEATRO


ALÉM DO ESPETÁCULO ALGUMAS ATRAÇÕES ESPECIAIS


EXPOSIÇÃO COM A ESPADA DE BENTO GONÇALVES E DOCUMENTOS ORIGINAIS DA ÉPOCA -

NO SALÃO DE ENTRADA DO THEATRO SÃO PEDRO - DIA 23 DE SETEMBRO A PARTIR DAS 15h

LANÇAMENTO OFICIAL DO CD DO PIQUETE MARCA GAÚCHA - A MÚSICA PARA O GAÚCHO

OS MÚSICOS DO MARCA GAÚCHA FAZEM UMA PARTICIPAÇÃO NO ESPETÁCULO




RELEASE

‘Mulheres de Sangue’, peça inspirada na história da

Revolução Farroupilha estréia no Theatro São Pedro



A Confraria dos Ritos apresenta, no dia 23 de setembro (quarta-feira), no Theatro São Pedro a estréia da peça ‘Mulheres de Sangue’, uma versão poético-feminina da Revolução Farroupilha. Esta é uma obra de ficção com narrativas baseadas em fatos reais. Com texto original de Janssen Hugo Lage e pesquisa de textos históricos de Leandro Borges, o espetáculo explora a visão das mulheres que em busca de justiça e igualdade, criaram uma tropa que, supostamente, atuaram durante o período da guerra com vigor e destreza unindo-se aos farrapos na luta contra as tropas imperialistas. Mulheres que não se conformaram em ficar apenas cuidando de suas casas e filhos, mas que decidiram ir aos campos de batalha lavar com o próprio sangue a honra e a liberdade de suas famílias. Através da visão dessas mulheres o espetáculo mostra, em sua narrativa ágil e teatral, o que representou a Guerra dos Farrapos que ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó. A peça tem estréia prevista para a quarta-feira (dia 23), às 21 horas, no Theatro São Pedro. Os ingressos estarão disponíveis, na bilheteria do Theatro, a partir da sexta-feira (dia 11).



Espetáculo ‘Mulheres de Sangue’

A história mostra a infancia pertubada de Bento Gonçalves e suas visões de guerra através de um quadro que sempre aparecia nos seus sonhos e foi anunciado em relato a mãe com apenas 9 anos.

O espetáculo explora a visão das mulheres no período da Guerra dos Farrapos, rebelião gerada pelo descontentamento político que durou por uma década (1835 a 1845). O estopim para esta rebelião foi às grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (Liberais) e outro que dava apoio aos conservadores (Legalistas). Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região. Começa então a ação de um grupo secreto de mulheres com talento com armas de fogo e exímias na equitação, uma tropa de ataque feminina nos pampas.

Após terem seu líder, Bento Gonçalves, capturado e preso durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa (no rio Jacuí), os Liberais não se deixaram abater e sob nova liderança (de António Neto) obtiveram outras vitórias. Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assume a presidência da República de Piratini. Foi preciso engendrar uma manobra incomum para conquistar um ponto que pudesse ligar o Rio Grande dos farrapos com o mar. Este ponto era Laguna – no texto chamado de Lagos -, em Santa Catarina. O primeiro passo era constituir a Marinha Rio-Grandense. Giuseppe Garibaldi conhecera Bento Gonçalves da Silva ainda na prisão, no Rio de Janeiro, e obteria dele uma carta de corso para aprisionar embarcações imperiais. Em 1º de setembro de 1838, Garibaldi é nomeado capitão-tenente, comandante da marinha Farroupilha. Mesmo com as forças do exército da regência, os farroupilhas liderados por Davi Gonçalves, conquistaram a vila de Laguna, em Santa Catarina, proclamando, desta forma, a República Catarinense. Onde mais uma vez a participação da tropa de mulheres foi decisiva. Ali nasce o amor entre Anita e Giuseppe em meio a guerra e muitas intrigas. Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para comandar as tropas que deveriam aniquilar os farroupilhas. Apos três anos de batalha e várias derrotas, os Farrapos tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.



Janssen Hugo Lage

Janssen Hugo Lage é brasileiro, dramaturgo, encenador, produtor e iniciou seu trabalho em produções teatrais em 1983. Diretor da Mega Produção - OTELO em 1999, como o ator Norton Nascimento no principal papel, levou mais de 100.000 pessoas ao teatro em seis meses de temporada por todo o país. Após um período de quase cinco anos realizando projetos teatrais e culturais na Europa (2000-2005), Janssen retoma sua carreira no Brasil em 2008 com o projeto ‘Labirinto Kafka’- que levou mais de 5.000 pessoas ao teatro. Espetáculo que deu continuidade a um trabalho intensivo na aplicação da sua linguagem para interpretação cênica: Ritos Método do Ator, onde a encenação utiliza-se de uma seqüência de fragmentos que revelam ao público o universo no qual Franz Kafka trabalhou por toda a sua vida.



ELENCO

MARIANA BRUM - MANUELA

LEANDRO BORGES - BENTO GONÇALVES

ANGELA AITA - CAETANA

GABRIELA RAMOS - ANITA GARIBALDI

ANDERSON CICCONNE - GARIBALDI

JOHN ROBERT - BENTO MANUEL

THATIANA MORAES - ANTÔNIA

MATHEUS PARANHOS - BENTO GONÇALVES AOS 9 ANOS

E OUTROS 30 ATORES EM CENA




TEXTO, ENCENAÇÃO, CENÁRIOS E FIGURINOS de JANSSEN HUGO LAGE

ILUMINAÇÃO: VICENTE GOULART

MUSICA ORIGINAL: ALEXANDRE MONTAURY

PREPARAÇÃO VOCAL: MARIANE OSELAME

IDENTIDADE VISUAL E FOTOGRAFIA: LAERCIO LACERDA

DIREÇÃO DE MOVIMENTO: JOHN ROBERT

DIREÇÃO MUSICAL: CRISTIANO BION LORO

CANTORAS CONVIDADAS: IVANI MAYER E FERNANDA LOPES FERNANDES

MUSICO ESPECIALMENTE CONVIDADO: ANGELIN LORO

PERCUSSÃO: RICARDO ARENHALDT

PRODUÇÃO EXECUTIVA: ANGELA AITA, GABRIELA RAMOS, THATIANE MORAES

ASSESSORIA DE IMPRENSA: RAQUEL WÜNSCH

UMA PRODUÇÃO: CONFRARIA DOS RITOS







Contatos:

Assessoria de Imprensa

Raquel Wünsch – Mtb 12867

(51) 9909.4543



Direção Geral

Janssen Hugo Lage

(51) 9903.9703 / 8127.2717

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim