terça-feira, 15 de setembro de 2009

Super-Heróis Marvel






Capitão América



Em 1940, o mundo estava mergulhado na Segunda Guerra Mundial. Horrorizado com o nazismo infiltrado na Europa, o jovem Steve Rogers decidiu se alistar no exército americano para combater o movimento alemão. Contudo, foi recusado devido à sua fragilidade física. Percebendo o sincero desejo do rapaz em se tornar um soldado, o General Chester Philips ofereceu-lhe a oportunidade de tornar parte em uma experiência denominada "Operação Renascimento", um plano para criar um pelotão de supersoldados.

Rogers aceitou o convite e foi levado a um laboratório secreto, onde o apresentaram ao professor Reinstein, criador da fantástica fórmula do supersoldado. Após semanas de testes, Rogers recebeu uma dose do supersoro e teve seu corpo bombardeado com Raios Vita. Quando saiu da câmara de radiação, o rapaz havia se tornado forte e musculoso, o que poderia se chamar de organicamente perfeito. Mas, um espião nazista observava a experiência e assassinou o professor antes que este houvesse colocado a fórmula no papel, tornando Steve Rogers o único beneficiário de seus efeitos. A partir de então, Rogers foi submetido a um programa intenso de treinamento físico e tático, que lhe ensinou ginástica, combate corpo a corpo e estratégia militar.

Ganhou um poderoso escudo como arma. Trata-se de um disco de metal indestrutível, construído com uma liga feita de vibranium e adamantium. Esta liga foi criada acidentalmente pelo Dr. Myron McLain que, num esforço sem sucesso para duplicar o metal do escudo, inventou o aço adamantium, considerado uma das substâncias mais resistentes do mundo.

Três meses depois, veio sua primeira missão: deter um agente nazista chamado Caveira Vermelha. Para se tornar um símbolo contrário ao que o Caveira representava, Rogers recebeu o uniforme do Capitão América. Durante toda a guerra, ele serviu como um verdadeiro superagente americano e símbolo da liberdade. Por quatro anos ele combateu o Caveira Vermelha, acumulando vitórias, juntamente com seu parceiro adolescente, Bucky Barnes. Embora nunca tenha sido explicado, Bucky conseguia acompanhar o supersoldado, nocautear nazistas com o dobro de seu tamanho e derrotar vilões mascarados sem muito esforço.

Quando o conflito mundial se aproximava do fim, o herói tentou deter um jato lançado pelo Barão Zemo, com destino a Londres e carregado com uma bomba. O avião explodiu, matando Buck Barnes e lançando o Capitão nas águas geladas do oceano Ártico. A fórmula do supersoldado impediu a cristalização dos fluidos no corpo do herói, permitindo que ele apenas caísse em estado de animação suspensa. Décadas mais tarde, Steve Rogers foi resgatado pelo grupo de heróis Os Vingadores, no qual se tornou um dos principais membros. Diferente de antes, Steve passou a ser atormentado pela morte de seu parceiro Bucky e por ser um homem fora de seu tempo. Vivo mas sozinho. Jovem apesar de velho.

O Caveira Vermelha, aqui-inimigo do Capitão América, se tornou órfão muito jovem. Pobre, precisava até roubar para comer. Nasceu na Alemanha e passou a maior parte da juventude na prisão. Quando os nazistas tomaram o poder, Hitler foi visitar sua cidade. Na época, trabalhava num hotel e o Führer resolveu transformá-lo em seu agente. Depois de um longo treinamento, Hitler ordenou que ele usasse a máscara de uma caveira vermelha, para representar a própria imagem do mal. O vilão, igualmente ao Capitão América, sofreu um processo que retardasse seu envelhecimento, quando no final da Segunda Guerra, ficou soterrado após uma luta com o Capitão. Um gás que estava sendo desenvolvido pelos nazistas espalhou onde o vilão estava, induzindo-o a um estado de sono cataléptico. O Caveira permaneceu assim por décadas até que a organização criminosa IMA o descobriu e o trouxe de volta à vida.

Capitão América


Steve
Rogers


Bucky


Caveira Vermelha




O Homem-de-Ferro



Anthony Stark, filho do industrial Howard Stark, já dava demonstração de seu gênio inventivo desde criança. Ao completar 21 anos, herdou os negócios do pai e em poucos anos, ergueu o complexo industrial Stark Enterprises, cuja principal produção eram armamentos e munição para o governo americano. Enviado ao Vietnã para supervisionar o teste de uma de suas armas, Stark acionou sem querer uma bomba oculta e teve um fragmento do explosivo alojado em seu peito. No prazo de uma semana, o fragmento chegaria até o coração e o mataria.

Aprisionado por um líder vietcongue chamado Wong Chu, Stark recebeu uma proposta: se construísse uma poderosa arma para os vietcongues, eles o operariam e salvariam sua vida. Tony concordou, esperando ganhar tempo. Colocado em um pequeno laboratório com o renomado físico oriental, professor Ho Yinsen, o jovem industrial desenhou e construiu, com seu auxílio, uma armadura de ferro transistorizada, equipada com diversas armas. Também possuía um tipo de marca-passo para que o coração de Stark continuasse funcionando mesmo depois de lesado pelo estilhaço da bomba. Sentindo algo errado no laboratório, o tirano Wong Chu foi investigar e, percebendo a aproximação do líder vietcongue, o professor Yinsen sacrificou sua própria vida para dar a Stark o tempo extra necessário para carregar totalmente os circuitos da armadura. Já na forma do Homem de Ferro, Tony vingou a morte do cientista e afugentou as tropas de guerrilheiros.

Ao voltar para sua cidade, o milionário industrial, considerado um dos homens mais inteligentes do mundo, desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como padrão da armadura. Criou um verdadeiro império em suas indústrias e fez o mundo pensar que o Homem de Ferro era seu guarda-costas particular.

Agora, Tony Stark é um humano que depende da tecnologia para se manter vivo, devido aos problemas cardíacos. Sua invencível armadura o permite voar, lançar foguetes, mísseis e soltar raios laser. Entre os inimigos do Vingador destacam-se o Mandarim, Dr. Destino, o Toupeira, Dínamo Escarlate, o dragão milenar Fin Fang Foom, IMA, e HIDRA.

Happy Hogan é chefe da segurança das Indústrias Stark, grande amigo do Homem de Ferro e um dos poucos que sabem de sua identidade secreta.


Homem
de Ferro

Virginia "Pepper" Potts

Harold "Happy" Hogan

Toupeira

Mandarim




O Incrível Hulk



Brilhante físico nuclear, o Dr. Robert Bruce Banner foi um dos cientistas mais promissores do exército. Trabalhava num centro de pesquisas atômicas do governo americano no Novo México. Tendo planejado a construção de uma arma nuclear capaz de produzir alta quantidade de radiação gama, ele estava presente no abrigo do local onde seria realizado o teste de seu invento. Percebendo que alguém havia passado pela segurança e penetrado na área proibida, Banner pediu a seu assistente Igor Starski que retardasse a contagem regressiva para a explosão, enquanto ele tentava levar o intruso a um lugar seguro. Starski, secretamente um agente inimigo, não executou o pedido de Banner, esperando que ele morresse com a detonação da bomba.

Chegando até o intruso, o jovem Rick Jones (Ricardinho, na primeira dublagem), Bruce colocou-o em uma trincheira protetora. Porém, antes que o cientista pudesse se proteger, a bomba gama explodiu, cobrindo-o de partículas radioativas. Mas Banner sobreviveu e foi trazido à base pelo jovem Rick Jones.

A radiação provocou uma alteração na estrutura celular de Banner e naquela noite, sua personalidade sofreu um desdobramento: Banner se transformou pela primeira vez numa criatura imensa, verde, irracional, semi-humana e movida pela emoção, batizada de "Hulk" pelos militares.

A transformação do cientista em uma criatura descomunal é determinada pelo seu estado emocional e o processo é causado por um catalisador químico, a adrenalina. Como todo ser humano, o corpo de Banner segrega grandes quantidades da substância em situações de medo, ódio ou cansaço, o que estimula o batimento cardíaco e inibe a sensação de fadiga. Enquanto nos seres humanos normais este processo simplesmente aumenta as capacidades físicas, no caso de Bruce é desencadeado uma complexa reação química extra-física que altera toda a sua forma e o transforma no Hulk. Ao sentir qualquer emoção de raiva ou medo, seus olhos começam a brilhar com uma estranha luz verde, dando início à transformação física.

Hulk possui superforça, vigor e resistência a ferimentos e embora não voe, é capaz de saltar a uma altura de mil metros e a uma distância de dois quilômetros. Quando assume a forma do Hulk, o físico nuclear perde a consciência de que é Bruce Banner e passa a ter uma mentalidade bastante primitiva.

Como um homem guiado pela razão e pela ciência, Banner passou a temer as transformações e a odiar seu alter ego. Freqüentemente tentou impedir suas transformações mas fracassou. O físico deverá lidar com as poderosas forças que vivem dentro de si. A criatura quer apenas ser deixada em paz, mas ataca sempre que ameaçada, berrando um característico "Hulk Esmaga!".

O velho General Ross é comandante da Base Gama desde a sua criação. Esteve presente no teste nuclear que transformou Bruce Banner no Hulk e é pai de Betty Ross, que mulher que ama Banner. Desde o surgimento do Hulk é o próprio General quem coordena as caçadas ao monstro verde. Seu ódio à criatua só se compara a sua dedicação pelo cumprimento do dever.

O Major Glenn Talbot foi durante muito tempo o segundo homem da Base Gama. Sempre apaixonado por Betty Ross, teve de esperar que a jovem desistisse de Bruce Banner para poder se casar com ela. Mas não mantiveram a união por muito tempo e se divorciaram. Isso o fará que Talbot culpe Banner eternamente pela separação.

Hulk

Bruce Banner

Rick Jones

General Ross


Betty Ross

Major Talbot


Namor, o Príncipe Submarino



O príncipe Namor é filho da princesa Fen, da Atlântida, e de Leonard McKenzie, um capitão da Marinha americana. Pouco depois da Primeira Guerra Mundial, o navio de McKenzie, em uma missão de quebrar icebergs nas proximidades do continente Antártico, detonou explosivos que causaram severos danos à civilização atlante sob o mar. Thakor o então imperador da cidade submersa, enviou sua filha, a princesa Fen, à superfície com a missão de investigar a causa dos danos. Não vendo necessidade de uma escolta, Fen partiu sozinha, levando consigo uma poção que a permitia respirar na superfície durante cinco horas. Ela não tardou em descobrir o navio e subiu a bordo, surpreendendo o capitão e sua tripulação. Até então, o ser humano não sabia da existência do povo atlante.

Permanecendo na embarcação, a princesa logo aprendeu a língua dos marujos e apaixonou-se pro McKenzie. Os dois se casaram a bordo do navio. Após várias semanas, vendo que sua filha não voltava, Thakor deduziu que ela havia sido capturada pelo povo da superfície e enviou um grupo de guerreiros para tentar encontrá-la. O grupo acabou lutando contra a tripulação do navio e o capitão foi aparentemente morto. Fen retornou à Atlântida e, meses depois, deu a luz a um filho híbrido de nome Namor, que, em língua atlante, significa "filho vingador".

Namor cresceu com um verdadeiro ódio pela raça humana, desde que invadiram os mares com suas tecnologias de destruição. Porém, quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, o príncipe simpatizou com os americanos e Forças Aliadas, reconhecendo a ameaça que Hitler representava, tanto para a superfície como para as regiões submarinas. Assim sendo, Namor se uniu ao grupo de heróis conhecido como Invasores. Foi nessa época em que Namor ficou famoso entre os humanos e ficou conhecido como o Príncipe Submarino.

Sua participação na guerra, tanto na Atlântico como no Pacífico, foi decisiva para derrotar os poderes do Eixo. Durante um curto período após o conflito, ele lutou contra o crime na superfície. Apesar de ter sofrido poucos danos com a conseqüência da guerra, a civilização submarina foi violentamente afetada por terremotos. O imperador Thakor enviou Namor à superfície para investigar os tremores e encontrou um humano chamado Paul Destino dentro de uma caverna do continente antártico.

Vilão por natureza, ele havia encontrado o Elmo do Poder, que o capacitava a canalizar grandes quantidades de energia psíquica. Desejando testar sua força acumulada durante um período de animação suspensa de 40 anos, ele pretendia destruir a Atlântida e banir o Príncipe Submarino. Tendo sucesso em seu primeiro intento, Paul arrasou a cidade, matou boa parte de sua população e transformou o restante dos súditos de Namor em nômades. Destino usou o Elmo do Poder para causar amnésia no Príncipe Submarino, enviando-o logo a seguir para vagar no mundo da superfície como mendigo.

Anos mais tarde, descoberto por Johnny Storm, o Tocha Humana do Quarteto Fantástico, o jovem herói restaurou-lhe a memória. Quando soube da destruição da Atlântida, o príncipe pensou que os responsáveis por isso haviam sido os homens da superfície com seus testes nucleares. Cheio de ódio, ele atacou Nova lorque numa tentativa de vingar seu povo. Namor pensou a ser temido como inimigo da sociedade e combatido por outros campeões superpoderosos, principalmente o Quarteto Fantástico.

Namor não usa armas. Seus poderes são força, resistência e vigor sobre-humanos, capacidade de respirar debaixo d'água, resistência às pressões do fundo do oceano (como qualquer Atlante) e capacidade de voar.

Pertencente à nobreza real da Atlântida, Lady Dorma, uma linda atlante de pele azul, é a amada do príncipe submarino. Prometida a ele desde a sua infância, sua maior virtude é amparar Namor em todas as situações difíceis e aplacar a terrível ira que freqüentemente domina o monarca dos sete mares.

Namor

Lady Dorma

Lord Vashti




O Poderoso Thor



Thor, o deus do Trovão, é um dos filhos mais amados de Odin (o soberano dos deuses de Asgard) e de Jord, a deusa da Terra. Sendo fruto da união das essências de Asgard e da Terra, seus poderes são maiores do que os de qualquer asgardiano. Quando tinha 12 anos de idade, seu pai o enviou à terra dos anões com uma missão: ordenar-lhes que criassem três presentes. Um destes era o martelo Mjolnir - uma arma mágica que Odin encantou para que ninguém, exceto aquele que se mostrasse digno, pudesse erguê-lo. Durante anos, Thor se esforçou para se tomar forte e merecedor de tal honra.

Conseguindo finalmente o direito de empunhar Mjolnir quando completou 16 anos, o jovem deus se tomou o maior guerreiro de todo o reino eterno. Por volta do século IX d.c., Thor veio à Terra pela primeira vez e se tornou o foco de adoração dos Vikings. Ele alimentou a fé do povo durante um século, até que percebeu as tremendas atrocidades que seus adoradores estavam cometendo em seu nome. Envergonhado, o deus se retirou do mundo dos humanos, causando a extinção da religião nórdica.

Em Asgard, Thor viveu uma adolescência cheia de aventuras, combatendo os Gigantes da Tempestade e outros inimigos do reino. Por volta do século XX, ele se tomou um deus orgulhoso e arrogante. Preocupado com aquilo, Odin decidiu que era tempo de ensinar humildade a seu filho. Transformando-o em um mortal - o aleijado estudante de medicina Donald Blake -, o soberano dos deuses enviou Thor à Terra sem nenhuma lembrança de sua verdadeira identidade.

Após cursar a universidade médica, Blake abriu um consultório particular em Nova lorque. Depois de dois anos atendendo doentes, Odin colocou na mente do jovem o desejo de passar férias na Noruega. Lá chegando com sua enfermeira Jane Foster, Donald, fugindo de invasores alienígenas, entrou em uma caverna onde se encontrava o martelo Mjolnir, transformado em uma bengala de madeira (essa caverna havia sido o local de nascimento do Deus do Trovão milênios antes). Nervoso por se ver preso no local, o médico bateu o pedaço de madeira contra o chão e foi transformado novamente no glorioso príncipe de Asgard. Somente alguns anos depois, Odin revelou a ele a natureza de sua identidade de Donald Blake e a razão pela qual ela havia sido criada.

Embora tivesse aprendido sua lição de humildade, Thor decidiu manter a personalidade de Blake e continuar suas práticas médicas. Parte de sua grande afinidade pela Terra deve-se ao fato de que metade de sua natureza está diretamente relacionada com o planeta dos humanos. Desde que reassumiu sua verdadeira identidade, Thor tem dividido seu tempo entre a Terra e Asgard, agindo, desde há vários anos, como integrante do supergrupo chamado Vingadores.

Thor é conhecido como Deus do Trovão por possuir total domínio sobre os ventos, trovões e tempestades. Jamais se separa de seu martelo encantado, uma das armas mais formidáveis de que homem ou deus já tomaram conhecimento. Forjado com o metal místico uru, cujas principais características são a resistência e a capacidade de reter encantamentos, Mjolnir possui seis propriedades básicas: a primeira é só poder ser erguido por alguém de grande valor; a segunda é sempre retomar ao lugar de onde foi lançado depois de atingir seu alvo; a terceira é o poder de conferir, àquele que o empunha, controle completo sobre os elementos de uma tempestade (vento, chuva, trovão e relâmpago); a quarta é permitir que seu dono seja capaz de abrir portais interdimensionais; a quinta é possibilitar a Thor assumir a identidade do mortal Donald Blake, quando o deus o bate contra o chão duas vezes (uma das condições dessa propriedade é que o Deus do Trovão não fique sem o martelo por mais de um minuto - caso isso aconteça, ele volta a ser mortal mesmo contra a vontade); a sexta é que ao ser girado e arremessado no ar, segurando em seu cabo, Thor consegue voar a distâncias fabulosas.

Don Blake tem um relacionamento com sua enfermeira Jane Foster. Apesar ambos se amarem, o romance é condenado por Odin, que não concorda com a união de seu filho com uma mortal.

Loki é o deus nórdico do mal. Foi encontrado por Odin ainda bebê ao fim de uma batalha e adotado pelo soberano de Asgard. Já possuído pelo espírito do Mal desde a infância, ele sempre sentiu inveja de Thor, filho legítimo de Odin e natural herdeiro do trono sagrado. Com o passar dos anos, a inveja transformou-se em um verdadeiro ódio mortal, tanto que o perverso deus passou a viver com um único objetivo: destruir o poderoso Thor. Não faltaram tentativas por parte de Loki, mas suas esperanças em ver o irmão aniquilado jamais se concretizaram.

Thor

Don Blake

Jane Foster

Odin

Loki




--------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Retro TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim