quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sindicato dos Jornalistas do RS


Porto Alegre, 2 de setembro de 2009.

Audiência Pública em prol da Conferência
Nacional de Comunicação será amanhã na AL

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul convida para a Audiência Pública preparatória ela realização da 1º Conferência nacional de Comunicação, que será realizada, amanhã, quinta-feira, dia 3 de setembro, a partir das 9h30min, na sala de sessões Maurício Cardoso, no 4º andar da Assembléia Legislativa do RS. O evento é preparatório à Conferência Nacional que será realizada em Brasília , nos dias 1,2 e 3 de dezembro. A iniciativa é comissão estadual Pró-Conferência Nacional de Comunicação e tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.


Sindicato dos Jornalistas do RS divulga
novo e-mail para inscrições de eventos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul está disponibilizando um novo e-mail. O endereço é secretaria1@jornalistasrs.brte.com.br) para os interessados em realizar inscrições para eventos promovidos pela entidade. A iniciativa foi necessária em função do grande número de pedidos para inscrições para os eventos de setembro, mês em que é comemorado os 67 anos de existência do Sindicato. Os interessados em participar do III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social (EEJAC) ou do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010, devem utilizar o novo endereço para fazer contato.

Estudantes da Feevale debatem
mobilização pelo diploma


Estudantes de Jornalismo da Feevale receberam na segunda-feira, 31/8, à noite, em Novo Hamburgo/RS, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo; e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Maria Rodrigues Nunes. Durante mais de duas horas, os visitantes falaram para cerca de 80 estudantes sobre o Congresso Nacional de Jornalistas, as conseqüências da desobrigatoriedade do diploma e a mobilização para reverter a decisão através da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A mesa do encontro foi formada ainda pelos professores Marcos Santuário e Neusa Ribeiro. Nunes anunciou aos estudantes o lançamento do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas e o 1º Encontro Latino-Americano de Jornalistas, eventos que serão realizados em 2010, em Porto Alegre, e cujos debates deverão estar centrados nos assuntos do diploma e na qualificação da profissão. Em seguida, Murilo fez um histórico sobre o processo que resultou em decisão recente do STF, confirmando a abolição do diploma para o exercício da profissão de Jornalista. Destacou que será possível uma reversão, através de aprovação de uma PEC. "Mas para isso, o único caminho é a mobilização, passando por uma grande pressão sobre os deputados federais e senadores. É hora de agir, especialmente os que estavam quietos e não acreditando que fosse acontecer o que aconteceu.”


Para FENAJ, 34º Congresso Nacional dos Jornalistas será um marco para a categoria

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançaram, nesta segunda-feira, 31/8, às 12h30min, o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas e I Encontro Latino-Americano de Jornalistas “O Jornalismo a Serviço da Sociedade”. O lançamento foi na Casa da Imprensa na Expointer, no Parque de Exposição Assis Brasil e contou com representantes de diversas entidades sociais, universitárias, estudantes e parlamentares. O Congresso dos Jornalistas e o Encontro Latino-Americano serão realizados de 18 a 22 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em 2010.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, conclamou a categoria a participar da organização dos eventos, “que além de valorizar a profissão, também vão dar grande visibilidade para o estado”. Nunes foi enfático ao afirmar que será necessária uma mobilização de todos os profissionais da categoria. São duas atividades extremamente importantes para a categoria. O Congresso nacional não é realizado no Rio Grande do Sul há 14 anos”, enfatizou José Maria Nunes. “Desde já, o Sindicato e a FENAJ dão boas vindas ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas e ao I Encontro Latino-Americano de Jornalistas”, finalizou

Para o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, o 34º Congresso será um evento histórico para os jornalistas do Brasil. “A primeira vez que a profissão se reuniu em um Congresso foi em 1918. Naquela época, uma das pautas era exatamente a introdução do ensino superior como forma de acesso e de qualificação da atividade profissional de jornalismo”, explicou. Murillo lembrou que 90 anos depois, os jornalistas estão discutindo o mesmo tema. Para o presidente da FENAJ, a decisão do STF, que no dia 17 de junho de 2009, considerou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de Jornalista para o exercício da profissão, é absurda e irresponsável. “Não se trata de exercício de retórica, nós vamos organizar e construir coletivamente este Congresso, mostrando que temos uma história de mais de 100 anos de profissão”, afirmou.

O deputado federal Paulo Pimenta esteve presente ao evento, representando a Câmara Federal dos Deputados. Pimenta foi um dos convidados para compor a mesa, juntamente com José Maria e Sérgio Murillo. O deputado gaúcho reiterou a sua disposição para reverter a decisão do STF.

Além de diretores do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, estiveram presentes ao evento o deputado estadual Sandro Boka; a diretora do Departamento de Educação da FENAJ, Valci Zuculoto; Paulo Farias, secretário de comunicação da CUT-RS; além da representante do Conselho Estadual dos Assessores de Comunicação da FAMURS, Genoveva Penz; da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, Pedro Henrique Denardin, professores e coordenadores dos cursos de Jornalismo e estudantes universitários.


Assessoria de Imprensa
Alexandre Costa - MTB: 7587




________________________________________________
• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
www.jornalistas-rs.org.br

Assessoria de comunicação: Alexandre Costa - interino - (mtb -7587) web@jornalistasrs.brte.com.br


Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim