terça-feira, 1 de setembro de 2009

Segurança na Expointer

Segurança Pública na 32ª Expointer
01/09/2009 14:34


A Secretaria da Segurança Pública e seus organismos vinculados (Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias) participam da 32ª Expointer ( www.expointer.rs.gov.br/site2009 ), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ações de policiamento preventivo, judiciário e de confecção de carteiras de identidade são algumas das ações desenvolvidas.

Veja como está se dando a atuação da Segurança, por instituição, na 32ª Expointer:

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil dispõe de um Posto Policial com atuação 24 horas e uma equipe de 30 policiais, que trabalham vinculados diretamente ao Posto. Estarão integradas ao trabalho uma equipe de agentes e uma viatura por Departamento Especializado: Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Criança e do Adolescente (DECA), de Investigações do Narcotráfico (DENARC) e o Grupo de Operações Especiais (GOE), que atuará em operações vinculadas a suas áreas específicas.

O Posto Policial da Expointer funcionará do início ao final da Feira, sendo que as ocorrências de flagrantes estão sendo encaminhadas a outro órgão policial fora do Parque (DPPA Canoas). Tal medida tem como foco principal o bom atendimento ao público presente no evento. Além dos agentes, o Posto conta com uma viatura que está à disposição para pronto-atendimento. Também o perímetro externo da Expointer é preocupação da Polícia Civil, que atua com três equipes-volantes. Elas têm a missão de reprimir a criminalidade, principalmente nas áreas de acesso ao Parque Assis Brasil.

Na intenção de informar e aproximar as pessoas que participam da Expointer, a Polícia Civil está realizando ainda palestras e distribuição de material informativo do DECA, DENARC, Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI) e Delegacia de Polícia para Mulher (DM), em dias previamente agendados. O contato do Posto Policial da Expointer 2009 pode ser feito pelo telefone (51) 8446-6803, com o delegado Guilherme Pacífico, e no (51) 8427-6861 com o inspetor Ernani.

BRIGADA MILITAR

Durante os nove dias do evento a Brigada Militar se fará presente diuturnamente no Parque de Exposição Assis Brasil. O planejamento e a coordenação de todas as modalidades de policiamento da corporação na Feira estão sob responsabilidade do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), cujo titular é o coronel Jorge Luis Agostini.

Dentro do Parque, o Posto da BM está sob coordenação do comandante do 34º BPM, tenente-coronel Roberto Kraid Pereira. Em toda a extensão do local estão instalados 21 Postos de Observação, além do policiamento ostensivo, objetivando intensificar ações, abordagens e revistas em locais de risco. Para tal, são empregados também efetivos com motocicletas e policiamento montado. Há reforço de efetivo da Capital e do interior do Estado, com os Bombeiros também presentes na Expointer e realizando ações preventivas, bem como a presença de caminhão de combate a incêndio e ambulância para atuar em socorro a vítimas. O Grupamento Aéreo de Polícia Militar realiza o patrulhamento aéreo do evento e o Departamento de Saúde disponibiliza enfermeiros, médicos e médicos veterinários.

Uma das novidades é a Casa do Comando-Geral da Brigada Militar, na rua principal da Feira, que conta com um posto de atendimento de ocorrência e com a Comunicação Social, que divulga as ações da Corporação e coordena a exposição de materiais e equipamentos característicos das atividades do Comando Ambiental, Comando Rodoviário, Comando de Bombeiros, do Departamento de Ensino (Museu, Proerd, Colégio Tiradentes), do Batalhão de Operações Especiais (GATE e controle de tumulto), bem como a participação da Banda de Música da BM e dos bonecos institucionais.

Outra novidade é a realização do Programa Brigada Amiga, destinado ao público infantil, que acontecerá no período entre 31 de agosto e 04 de setembro, na pista do gado leiteiro, a partir das 14h, contando com diversas atividades lúdicas e educativas.

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS

O Instituto-Geral de Perícias está disponibilizando os serviços de emissão de carteiras de identidade (CIs), atestado de antecedentes e computadores para o agendamento eletrônico de CIs, durante a realização da 32ª Expointer. O stand do IGP conta com duas estações de captura completas e quatro funcionários, atendendo o público durante o horário de funcionamento do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim