segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Saúde Pública

Foto: Antonio Grzybovski

Debate visa construir solução para problemas da saúde pública, diz Sossella

Audiência pública debateu razões do transporte de pacientes





A audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira (1) com a presença do secretário Osmar Terra, marca o início do processo que visa diagnosticar os problemas do Sistema Único de Saúde no Estado. O debate esteve focado na necessidade da regulação do sistema para facilitar o acesso aos serviços de saúde pública; descentralização e regionalização da assistência ao cidadão próximo a sua casa; financiamento público da saúde nas três esferas de governo e necessidade de organização da rede básica no município de origem.



Na avaliação do deputado Gilmar Sossella (PDT), a aplicação destas medidas irá resolver diversos problemas, principalmente o deslocamento a longa distância de pacientes que precisam utilizar os serviços de saúde pública



Conforme o secretário estadual de Saúde, o SUS avançou muito nos últimos anos na oferta de serviços, mas que o setor precisa da regulamentação da emenda constitucional 29 para determinar oficialmente as ações inerentes a saúde.



Defensor do Sistema Único de Saúde, assim como da necessidade de avanços no setor, o deputado Gilmar Sossella (PDT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, considera positivo o resultado da audiência pública.



“O SUS é um programa universal formatado com a ajuda do cidadão. Por este motivo, o debate que se inicia visa ouvir todos os setores da sociedade para que sejam construídas soluções para os problemas que causam deficiência no atendimento ao usuário do sistema público de saúde”, destaca Sossella.



Conforme Sossella, a proposta de diagnóstico dos problemas regionais de saúde será ampliada a partir do próximo dia 6, através da descentralização dos trabalhos em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Ijuí, Santa Maria, Alegrete, Santa Cruz do Sul e Região Metropolitana.






--------------------------------------------------------------------------------

De: Marcelo Gonzatto [mailto:marcelo.gonzatto@zerohora.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 1 de abril de 2009 16:05
Para: Gab Gilmar Sossella
Assunto: RES: Apresentação do Secretário Osmar Terra na Audiência Pública da CSMA da AL



Muito obrigado!



Abraço,



Marcelo




--------------------------------------------------------------------------------

De: Gab Gilmar Sossella [mailto:gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 1 de abril de 2009 15:48
Para: Marcelo Gonzatto
Assunto: Apresentação do Secretário Osmar Terra na Audiência Pública da CSMA da AL

Prezado Marcelo,



Segue em anexo a apresentação do Secretário Osmar Terra feita na Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, presidida pelo Dep. Gilmar Sossella, realizada nesta data.



Abraço,



Artur Alexandre Souto

Chefe de Gabinete Dep. Gilmar Sossella - PDT

artur.souto@al.rs.gov.br

(051) 9955-1987

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim