segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Combate a Fome

Excelentíssimo Senhor Ministro Patrus Ananias de Souza,

tenho acompanhado as ações desenvolvidas pelo Governo Federal, em especial por este Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e devo confessar que pouco tem sido feito. Os resultados não se mostraram eficazes. Temos no Brasil ainda um pouco mais de um terço de sua população passando fome, ou melhor com carência alimentar entre outras carências materiais, e temos, ainda, mais de um terço dos alimentos sendo desperdiçados, desde o campo, como perdas nas colheitas devido falta de manutenção adequada das colheitadeiras, passando pelas perdas nos silos, na sua maioria do Governo Federal ou estaduais, na perda no transporte, até a perda junto ao e por conta do brasileiro, seja por falhas na conservação e por não aproveitar e estimular a demanda dos alimentos da estação, até a perda no prato, que continua a ser uma cultura do brasileiro: a de deixar comida no prato e não aproveitar, saber aproveitar, sobras, com destaque aos restaurantes no Palácio do Palnalto, de onde deveria vir o exemplo.

Se o Japão deu seus primieros passos contra a fome no pós-guerra com base no programa 5S, recomendo que no Brasil seja dado total apoio ao programa de 8S. Recomendo que leiam inicialmente o texto: http://www.boehme.com.br/8sensos.htm onde encontram também a justificativa para os três sensos adicionais.

Estimamos em mais de 400 organizações que no Brasil adotam Programas 5S ou 8S, sem contar que temos um siginificativo número de consultores, professores e profissionais que dominam tais práticas de gestão.

E para que não haja dúvidas, a proposta deve ser analisada com base em dois importantes e contundentes artigos do Professor Dr. Stephen Kanitz (FEA/USP), nacionalmente conhecido como colunista em importantes jornais e revistas de circulação nacional, que já nos vinha alertando para as causas da má gestão pública, mas que agora se concentra no "Brasil que está dando certo" (http://brasil.melhores.com.br/):

http://www.kanitz.com.br/veja/pais.asp
http://www.kanitz.com.br/veja/faltam_engenheiros_governo.asp

E já que citei o Prof. Kanitz, recomendo o artigo - neste ele foi brilhante e deveria ser lido pelos servidores públicos, para melhor compreensão de quem são os pagadores de impostos, os que efetivamente pagam os juros e os que são penalizados pelo imposto inflacionário e endividamente público, fontes de recursos que asseguram o pagamento de seus salários:

http://www.kanitz.com.br/impublicaveis/defesa_da_classe.asp

"Os esquerdistas, contumazes idólatras do fracasso, recusam-se a admitir que as riquezas são criadas pela diligência dos indivíduos e não pela clarividência do Estado." (Roberto de Oliveira Campos)

"Quando a propriedade legal de uma pessoa é tomada por um indivíduo, chamamos de roubo. Quando é feito pelo governo, utilizamos eufemismos: transferência ou redistribuição de renda." (Dr. Walter E. Williams é professor de economia na Universidade George Mason em Fairfax, Va, EUA.)

Nota: A proposta com referência a um amplo Programa 8S a nível nacional foi apresentada anteriormente, em diversas oportunidades, inclusive ao então condidato Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, antes de lançar seu programa de Governo, com seus PAC e PIRIPAC. Pelos resultados, vejo que o Professor Kanitz estava certo em seu artigo de 2002.


Atenciosamente,

Gerhard Erich Boehme¹
gerhard@boehme.com.br
(41) 8877-6354
Skype: gerhardboehme
Caixa Postal 15019
80811-970 Curitiba PR

¹) http://www.correaneto.com.br/entrevistas/gerhard.htm


Eficiência - Refere-se à capacidade de executar corretamente uma determinada tarefa com o melhor aproveitamento (otimização) dos recursos disponíveis. "É fazer certo a coisa". (Boehme Brasil Consulting)

Eficiência (NBR ISO 9001:2005 – 3.2.15): Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados.

Eficácia - Refere-se à capacidade de executar uma determinada tarefa de maneira a atingir os objetivos estabelecidos. "É fazer a coisa certa". (Boehme Brasil Consulting)

Eficácia (NBR ISO 9001:2005 – 3.2.14): Extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados alcançados.



----- Original Message -----
From: MDS - Ministério do Desenvolvimento Social
To: gerhard@boehme.com.br
Sent: Friday, April 17, 2009 3:37 PM
Subject: Boletim semanal Nº194

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim