Amantes dos clássicos do cinemaMeus Amigos,
Regressando de uma curta viagem, encontro uma convocação do nosso timoneiro, 
Danilo, para manifestar opinião ou comentário sobre aindagação de um 
recém-chegado membro.
Josué, novo integrante do grupo e fã confesso do grande ator Sidney Poitier, 
alega que depois de ler muita coisa sobre ele, ficou na dúvida se a história 
dos atores negros em Hollywood se divide em
ANTES e DEPOIS de POITIER. No final, joga a pergunta para o grupo: É 
VERDADE?
Olhem, Josué, Danilo e demais leitores, depois que Denzel Washington e Halle 
Berry foram premiados com os Oscars de Melhor Ator e Melhor Atriz, 
respectivamente, por "Dia de Treinamento" e "A Última Ceia", na Cerimônia 
2002, assim como vocês, eu também tenho lido e ouvido uma enxurrada de 
comentários, de informações sobre o evento. Lembro muito bem que cheguei a 
discutir o assunto com o pessoal do Cineclube e editores de jornais, aqui em 
Alagoas. E os amigos, possivelmente, no momento, pesquisando sobre Poitier, 
também se depararam com o que foi comentado e escrito na
época (2002).
Não poderia deixar de emitir minhas considerações a respeito. E faço, acima 
de tudo, no intuito de restabelecer a verdade histórica da questão.
Escreveram muita coisa, algumas, desencontradas, pelo fato de o Oscar/2002 
premiar DENZEL, HALLE e ainda por cima, prestar uma homenagem Especial a 
SIDNEY POITIER.
As informações desencontradas são pela afirmação de que a figura dos atores 
negros em Hollywood está claramente definida em antes e depois de Sidney 
Poitier (a dúvida mencionada por Josué...e acreditem! Por muita gente por aí 
afora).
Ora, meus amigos, não levaram em conta, por esquecimento ou por engano, um 
fato marcante: Antes que Sidney Poitier se tornasse o primeiro negro a 
encabeçar elencos, ganhar prêmios, respeitabilidade e atrair público, uma 
atriz mulata já havia
adquirido o status de star, ajudando a mudar a história de sua raça no 
Cinema norte-americano, tornando-se uma estrela diferente na constelação de 
Hollywood. Tinha charme, elegância e sex-appeal como tantas outras. A 
diferença estava na cor, que a tornava mais atraente que as louras comuns ou 
as morenas claras tão iguais. Como toda estrela, seu brilho um dia diminuiu 
e de maneira trágica e triste se apagou. Essa estrela, amigos do grupo, era 
DOROTHY DANDRIDGE.
Estrela da Broadway, da música e da Tv americana. Lembram dela, em "Carmen 
Jones"? Com este filme, Dorothy obteve a consagração como intérprete, tendo 
sido indicada para o Oscar de melhor atriz, perdido injustamente para Grace 
Kelly (Amar é Sofrer). Não era tarefa fácil para Dorothy encontrar papéis 
que fizessem jus à sua condição de estrela (Zezé Motta, no Brasil, passou 
pelo mesmo drama após ser "Chica da Silva"). Por essa razão, Dorothy 
Dandridge somente voltou a filmar dois anos depois, e na França, onde 
"Carmen Jones" fora apresentado no Festival de Cannes, repercutindo bastante 
bem. Na França, aí, sim, Dorothy fez valer sua condição de estrela, 
encabeçando o elenco de "Tamango", ao lado de Jean Servais, Roger Hanin e de 
Curd Jürgens. Dandridge foi também a primeira mulher negra a figurar na capa 
da famosa Revista Life. Na verdade, amigos, em meados dos anos 50, os 
grandes astros negros foram, pela ordem, Dorothy Dandridge, Harry
Belafonte e...Sidney Poitier. (Voltaremos ao assunto, pois na década de 90 
cheguei a preparar matérias sobre esses artistas
fantásticos).
Desse modo, como muitas publicações mencionaram erroneamente, não foi o 
grande Sidney Poitier quem abriu caminho para o estrelato de diversos atores 
negros em Hollywood. Ele deveria ser mencionado, aí, sim, como o primeiro 
negro que conquistou um Oscar de Melhor Ator, por seu excepcional desempenho 
no filme "Uma voz nas Sombras", em 1963. Nesse item, ele realmente funcionou 
como divisor de águas, como mencionou o Danilo. (primeiro ator negro a ser 
premiado com o Oscar, na categoria principal). Na categoria de coadjuvante, 
a primeira artista negra a ganhar o Oscar foi Hattie Mc Daniel, na premiação 
de 1940 por "E O Vento Levou" (1939) como a criada de Scarlet O'Hara.
Sou fã incondicional de Poitier, possuo vários filmes dele, como "Sementes 
de Violência", "Acorrentados" , "Um
Homem Tem Três Metros de Altura", um espetacular filme que ele fez ao lado 
de John Cassavetes, "Ao Mestre, com Carinho", "Adivinhe Quem Vem Para 
Jantar", ao lado dos monstros sagrados Spencer Tracy e Katharine Hepburn. E 
vários outros.
Sidney Poitier indubitavelmente sobressaiu mais do que Dandridge e 
Belafonte, inclusive atravessou a década de 50 trabalhando regularmente, 
tornando-se um verdadeiro superstar. Mas veio depois ...
Gosto demais do Sidney Poitier, mas a verdade tem que ser dita.
Abraço fraterno!
Cid/Francisco.
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Isso é da lista de "amantes_dos_ classicos_ do_cinema"
HEITOR CARLOS
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