quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vereador Osni é Absolvido




Vereador Osnir Domingues é absolvido


Osnir se defende na tribuna( foto:Aldoir Santos) A leitura do processo contra o vereador Osnir Domingues (PP) começou as 13h53min e deverá ser concluído somente no ínicio da noite. A sessão de julgamento do vereador está sendo realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Vacaria. O público que acompanha a leitura do documento é pequeno. Guardas municipais distribuem um crachá para quem entra no local. Todos também passam por um detector de metal. O clima é tranquilo.
O acusado vereador Osnir Domingues está em plenário ao lado do advogado Fernando Osório.
Acompanhe ao vivo no site www.camaravacaria.rs.gov.br

Por volta das 15h30 foi disponibilizado um lanche para os vereadores. O presidente Mário Almeida confirmou que não haverá intervalo na sessão de julgamento. A movimentação de público segue tranquila. Em nenhum momento o número de assistentes ultrapassou a 50 pessoas.
O que chama a atenção é que até agora (16h23min) não compareceu nehuma liderança de partido político e do Executivo. Os denunciantes também estão ausentes do plenário.

O presidente da comissão processante Dagmar Dengo(PDT) disse às 17h05min , durante entrevista a Rádio Fátima, que as atividades programadas para essa sessão de julgamento estão ocorrendo dentro do previsto. Estima que por volta das 20h seja concluída a leitura do processo. Dengo informa que tanto a acusação como a defesa não terão como recorrer da decisão dessa terça-feira. Lembra,no entanto, que o processo também está tramitando no Poder Judiciário.

O Presidente da Câmara vereador Mário Almeida confirmou às 18h15min que a assessora do vereador Osnir Domingues foi demitida na manhã desta terça-feira,18/08. Segundo ele a decisão da mesa diretora ocorreu após a conclusão dos depoimentos na comissão processante. O vereador Osnir Domingues está sendo acusado de exigir parte do salário da referida assessora nos meses de janeiro e fevereiro. A leitura do processo deverá ser concluída por volta das 20h.

Depois de mais de seis horas de sessão prossegue a leitura do processo. O número de pessoas em plenário segue sendo bem inferior ao que se esperava. Após essa leitura farão uso da palavra por até 15 minutos, os vereadores na seguinte ordem definida por sorteio:
Leandro Lima(PMDB), Elisabete Vargas(PMDB), Jane Andreolla(PP), Valdemir Lira de Lima(PTB), Dagmar Dengo(PDT), Antonio Almeida(PPS), Amadeu Boeira(PSDB), Mario Almeida(DEM), Eclair Dumoncel(PMDB) e Osnir Domingues(PP).

Às 21h13min foi encerrada a leitura do processo. Na sequencia iniciou a manifestação dos vereadores conforme ordem acima. Cada vereador tem tempo de até 15 minutos.
Ás 22h35 seis dos dez vereadores já se manifestaram na tribuna. Pelos discursos existe uma tendência de absolvição do vereador acusado.
O presidente do poder legislativo Mário Almeida afirmou na tribuna que somente vai abrir o voto após ouvir a defesa do vereador Osnir Domingues.
Ás 23h27min o vereador Osnir Domingues começou a sua defesa. Usou da palavra por 56 minutos. Na sequencia o advogado Fernando Osório deu prosseguimento.
A sessão neste momento já tem duração de 11horas o que caracteriza como a mais longa da história recente. A presença de público é razoável se comparada com o período da tarde. Vale lembrar que não houve intervalo desde o ínicio da sessão.
Atenção: Após a manifestação da defesa será realizada a votação. Para ter o mandato cassado o vereador Osnir Domingues precisa de sete votos.
O vereador Dagmar Dengo abriu a votação quando era 1h26min.
O resultado final foi de 06 a 04 pela absolvição.
Votaram contra o parecer final da comissão e a favor que o mandato fosse cassado: Leandro Lima, Eclair Dumoncel da Rosa,Jane Andreolla e Mário Almeida.
Votaram a favor do parecer, ou seja, absolveram o vereador acusado: Elisabete Vargas, Antonio Almeida,Dagmar Dengo, Valdemir Lira de Lima,Amadeu Boeira e Osnir Domingues.
A sessão teve duração de 12 horas e 08 minutos. O presidente encerrou os trabalhos a 1h30min da madrugada de quarta-feira.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 18/08/2009, 15h10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim