segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vereador afirma que derrubou Comando em Canoas RS

31 de agosto de 2009 | N° 16080AlertaVoltar para a edição de hojeREVELAÇÃO NO RÁDIO
Vereador diz que derrubou comando da BM em Canoas
Conversa que teria sido gravada expõe suposta interferência na transferência de tenente-coronelEm uma discussão com um policial militar na noite de sábado, em Canoas, um vereador do município, que também é comissário da Polícia Civil, admitiu ter sido o responsável pela queda do comandante da Brigada Militar na cidade.

Na conversa, transmitida pelo rádio do PM para a rede da BM e fornecida pelo setor de inteligência do quartel, o parlamentar Juares Hoy (PDT) chama o interlocutor de “sargentinho” e ameaça transferi-lo do 15º Batalhão de Polícia Militar, como teria feito com o comandante, o tenente-coronel Carlos Bondan da Silva.

Segundo a BM, a discussão ocorreu às 21h40min, na Rua Caramuru. Minutos antes, o sargento José Carlos Fonseca de Oliveira havia sido chamado por pedestres, que reclamaram de veículos estacionados na calçada. Ao constatar a irregularidade, o sargento teria pedido o apoio de agentes de trânsito, e os carros foram multados.

Quando deixava o local, o vereador e presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores abordou o PM. Na conversa, segundo decupagem da BM, Hoy pergunta se os veículos haviam sido multados e ameaça o PM:

– Eu, vereador e comissário de polícia Juares Hoy, transferi o coronel Bondan e vou te transferir, sargentinho...

A suposta contenda termina com o vereador ameaçando os agentes. O sargento então revela que a conversa está sendo ouvida por todos os colegas de serviço e diz que irá registrar uma ocorrência contra o comissário.

Procurado por ZH na noite de ontem, Hoy confirmou, por telefone, que a conversa de fato existiu. Segundo ele, o sargento Oliveira teria sido grosseiro, negando-se a cumprimentá-lo. O vereador disse que jamais usou o termo “sargentinho” e que a decupagem da gravação foi deturpada. Mas ele admitiu que se considera responsável pela queda de Bondan:

– Há 10 dias, a Câmara pediu providência à Brigada, e eu estava à frente. Havia 14 ocorrências dos camelôs contra o tenente-coronel, por ações truculentas. Eles nos procuraram para pedir ajuda, e eu atendi.

Vídeo teria influenciado a saída de Bondan do 15° BPM

Bondan teve a transferência do 15ºBPM para o Departamento de Logística e Patrimônio, na Capital, anunciada na sexta-feira, depois que um vídeo de um grupo de PMs retirando um motorista à força de dentro de um ônibus caiu na internet.

O vídeo teria sido o estopim para a transferência. Preso por desacato, o condutor do veículo da empresa Sogal Ernesto Luís Nascimento Corrêa, 45 anos, disse ter pedido ajuda a PMs para uma passageira que passava mal, mas relatou ter sido insultado. Ele também afirmou que apanhou dos PMs

A versão é contestada. Segundo Bondan, o motorista teria sido influenciado pelo vereador a distorcer os fatos:

– É voz corrente na cidade que ele (Hoy) usou a ocorrência politicamente, porque tinha interesse em me ver longe daqui.

Hoy e Corrêa negam a hipótese levantada pelo ex-comandante.

– Eu não menti. Estou todo roxo, e hoje meu filho de nove anos pediu para a minha mulher para brincar na rua e ela não deixou. Tudo por medo da Brigada – disse Corrêa.

juliana.bublitz@zerohora.com.br

JULIANA BUBLITZ
A conversa segundo a BM
Confira a decupagem, fornecida pelo setor de inteligência do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, da discussão entre o vereador Juares Hoy e o sargento José Carlos Fonseca de Oliveira:
Juares Hoy – Foram multados veículos neste local?
Sargento – Sim.
Hoy – Tu tá pensando o quê, sargentinho, nós fizemos um evento para arrecadar alimentos para entidades carentes, e tu não pode multar os carros dos participantes.
Sargento – Transeuntes reclamaram que os carros estão em cima da calçada atrapalhando a passagem, sendo que pedestres têm que passar pela rua, arriscando serem atropelados.
Hoy – Eu, vereador e comissário de polícia, Juarez Hoy, transferi o coronel Bondan e vou te transferir, sargentinho.
Hoy – Vocês estão pensando o quê, seus brigadianos?
Sargento – Por gentileza, o senhor não precisa gritar comigo, pois eu não estou gritando com o senhor e nem sendo mal-educado. O senhor, como vereador, tem que cuidar dos anseios da sociedade como a iluminação publica, as carências dos hospitais e deixar que da segurança pública nós, da Brigada, cuidamos.
Hoy – Tu tá pensando o quê, sargentinho. Eu, vereador Juarez Hoy, transferi o coronel Bondan e vou te transferir também.
Voz não identificada – Não! Nós, vereadores, transferimos o coronel Bondan.
Hoy – Não! Eu, vereador e comissário de policia, que transferi o coronel Bondan.
Sargento – Seu vereador, quem multou os veículos foram os agentes de trânsito.
Hoy – O quê? Foram eles? Então vou ferrar eles.
Sargento – O senhor está ameaçando os agentes de trânsito, e eu estou com a tecla do rádio acionada e todos os brigadianos de serviço estão ouvindo a nossa conversa. Eu vou registrar ocorrência contra o senhor pelas ameaças.
Hoy – Eu é que vou registrar ocorrência contra ti.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim