quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SAMU em Vacaria RS

Contemplado com duas ambulâncias, uma delas com UTI, Vacaria ainda não pode contar com os extraordinários serviços do SAMU – SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA, por razoes burocráticas. Como em outros 20 municípios do Estado, dos 32 veículos enviados, 20 estão parados. No SAMU o desembolso da União e de 50% dos serviços, o Estado paga 25% e o Município os outros 25%, para a prestação de serviço de atendimento direto, com médicos e para-médicos no próprio local. A maioria dos casos são resolvidos, ali mesmo na ambulância.



Faltou lembrar que em 2005 apresentamos Emendas de Bancada para a Saúde de Vacaria (arco cirúrgico e outras). O vice-prefeito da época Romeu Biazus, negociou com a Casa Civil, a transformação dos recursos na implantação do SAMU. Assinei oficio concordando com o remanejamento proposto e finalmente executado.



As ações pela saúde não param. Ontem conferimos em Brasília, o andamento dos projetos do Hospital Nossa Senhora da Oliveira com Emendas Parlamentares (500 mil do deputado Renato Molling e 300 mil do deputado Afonso Hamm).



A iniciativa privada e o Hospital implantaram a nova UTI, com complexidade média já em funcionamento, conveniada pelo SUS e Ministério da Saúde. O Governo do Estado liberou importantes parcelas da Consulta Popular para os Hospitais da Região.



Por sua vez o prefeito Elói Poltronieri assinou neste ano o convênio com o Ministério da Saúde e o Secretario Osmar Terra, da Secretaria Estadual da Saúde para a implantação de uma das 13 Unidades de Pronto Atendimento, no Estado.



O jornal Zero Hora de hoje informa que as duas ambulâncias estão paradas nas garagens da Prefeitura de Vacaria, desde junho do ano passado.



Clique aqui e leia a matéria publicada na ZH do dia 11/08/2009.







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim