quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Porto Alegre na Primeira Divisão do Gauchão 2010


19/08/2009
Porto Alegre vence Cerâmica e está na primeira divisão do futebol gaúcho
Time da zona Sul da Capital fez 2 a 0 e classificou-se antecipadamente para a divisão principal do futebol do Rio Grande do Sul.


O Porto Alegre está na primeira divisão do futebol gaúcho. Com um futebol consciente e de muita aplicação tática, o time da zona sul da Capital venceu, nesta tarde, em Gravataí, a equipe do Cerâmica por 2 a 0. Mais uma vez o iluminado Hyantony, o artilheiro das decisões, e o centroavante Adão, goleador do campeonato com 17 gols deram a vitória ao Porto Alegre que se classificou à elite do futebol gaúcho com uma rodada de antecipação.



Desde os primeiros minutos de partida o Porto Alegre tomou a iniciativa do jogo, marcando no campo do adversário, mantendo a posse de bola, e atacando pelos flancos com Jackson, pela direita, e Cristiano pela esquerda. O meio campo tinha a segurança de Caio e as triangulações do volante Dê e do meia Gabriel Davis. Os atacantes Adão, Hyantony e Tiago Correa davam trabalho a boa zaga do Cerâmica. Foram várias as finalizações e situações de gols perdidas pela equipe da zonal Sul da Capital.


O primeiro gol estava amadurecendo. Até que aos 24 minutos da primeira etapa o volante Dê, de grande atuação, veio de trás com a bola dominada e, como elemento surpresa entrou na área e cruzou na cabeça do artilheiro Hyantony que não perdoou. Gol do Porto Alegre, para delírio de sua pequena, mas barulhenta torcida presente no estádio Vieirão. O primeiro tempo terminou assim: 1 a 0 Porto Alegre.


Na segunda etapa o time do técnico Lisca voltou com precauções na marcação e com o objetivo de sair para o jogo nos contra-ataques. O Cerâmica veio para cima, mas parou nos excelentes zagueiros Rodrigo Santos e André, e na segurança do goleiro Marasca.


Consistência

Com o adversário atacando já sem tática e no desespero para empatar a partida, o treinador Lisca resolveu dar mais consistência a marcação e colocou o zagueiro Cícero, no lugar do articulador Gabriel Davis, o volante Douglas, no lugar do atacante Tiago Correa, e o meia Tuta substituiu o goleador Hyantony.


As modificações de Lisca surtiram o efeito pensado e desejado. Mesmo pressionado e jogando num campo castigado pelas chuvas que assolaram o Estado, o Porto Alegre jogando no contra-ataque teve muitas oportunidades para ampliar o placar. E foi num desses contra-ataques que o goleador Adão decretou a ascensão do clube a divisão principal do futebol do Rio Grande do Sul. Aos 28 minutos, o centroavante recebeu um passe de Cristiano dentro da área e chutou forte no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Donizete. Gol! Porto Alegre 2 a 0. A partir do gol o time da Capital administrou o jogo mantendo a posse de bola.


O valente e ótimo time do Cerâmica seguiu pressionando desordenadamente, mas o Porto Alegre defendeu-se com inteligência e garra, e manteve-se firme em todos os setores. O árbitro deu três minutos de acréscimos, o tempo parecia não passar. Até que finalmente apitou o final da partida. Festa dos jogadores, comissão técnica e torcedores. O caçula Porto Alegre subiu para primeira divisão.


Agora o time da zona Sul da Capital enfrenta o Pelotas que venceu o Riograndense por 3 a 1, na Boca do Lobo, em Pelotas, e também estará na elite do futebol gaúcho em 2010. A partida será realizada no próximo domingo, dia 23 de agosto, às 15 horas, no Parque Lami, e definirá o campeão da segundona gaúcha.


Após a partida, o técnico Lisca enalteceu o desempenho dos jogadores durante a partida, e disse que a meta traçada foi cumprida. “Estão todos de parabéns. No início da competição traçamos o objetivo de colocarmos o Porto Alegre na primeira divisão. Conseguimos, graças a Deus. Os atletas tiveram excelente aplicação tática e foram merecedores da vitória. O clube oferece uma estrutura invejável para participar de qualquer competição”, ressaltou.


Lisca também elogiou o adversário. “O Cerâmica foi um grande adversário e fez um grande campeonato. Agora vamos enfrentar o Pelotas que também é um excelente time para ver quem será o campeão. Na verdade, Porto Alegre e Pelotas já são campeões pela classificação a primeira divisão do futebol gaúcho”, enfatizou.



Sidney de Jesus (SID)
Assessor de Imprensa
Grupo Assis Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim