segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Estilo Ofensivo na Brigada Militar

28 de agosto de 2009 | N° 16077

COMANDO NAS RUAS
Ofensiva marca um novo estilo da BM
Operação desencadeada ontem inaugura fase mais operacional da BrigadaOs últimos acontecimentos que resultaram na substituição do coronel Lauro Binsfeld pelo coronel Jones Calixtrato Barreto do Santos, no subcomando da Brigada Militar, levaram a corporação a renovar a cúpula e, consequentemente, a adotar um perfil mais operacional. Prova disso foi a ofensiva iniciada ontem com prazo de duração de 24 horas, projetada pelo novo subcomandante.

Desde dezembro, quando o Comando-geral da BM passou às mãos do coronel João Carlos Trindade, Jones já era cotado para trabalhar no Quartel-general. Amigo de Trindade e colega na turma de oficiais formada em 1981, Jones era candidato forte ao subcomando pela afinidade de ideias e método de trabalho com o comandante. Assim como Trindade, Jones privilegia o planejamento de estratégias de ação nos mínimos detalhes e tem perfil conciliador. É um dos poucos oficiais com trânsito livre em delegacias, coisa rara na desgastada relação entre policiais civis e militares.

Jones é descrito como um oficial vocacionado para o trabalho nas ruas, a exemplo do coronel Paulo Roberto Mendes – que deixou o Comando-geral para ser juiz militar. Jones está sempre disposto a gastar a sola do coturno no asfalto ou no areião, comandando pessoalmente operações.

Tripé de poder na BM agora tem novo retrato

Jones evita falar sobre a troca, preferindo destacar as ações por vir:

– A BM é uma só. Temos os mesmos objetivos, independentemente de quem esteja no comando, que é dar segurança às pessoas.

Com a saída de cena de Mendes, Trindade se propôs a uma dobradinha com um oficial com o mesmo fôlego do ex-comandante. A ideia de Trindade era se dedicar aos assuntos administrativos e institucionais, e o subcomandante ficar com a missão de comandar as operações de ruas.

Em razão de arranjos políticos, Binsfeld, que estava na Fronteira Oeste, foi o preferido para o subcomando naquela época, inclusive com o aval de Mendes. Trindade sofria resistências na corporação por ser mais jovem do que a maioria dos coronéis que comandava. Três anos mais velho na BM do que Trindade, Binsfeld, da turma de oficiais de 1978, representava o equilíbrio de forças no alto escalão.

– A ideia era contrabalançar, com um mais moderno e outro mais antigo – lembra um graduado oficial.

Enquanto isso, outros postos-chaves da BM começaram a ser preenchidos por homens ligados a Trindade. Jones, o único oficial promovido a coronel em 2008, deixou o comando da BM na Serra para chefiar o policiamento da Capital. Em abril, o tenente-coronel Hildebrando Sanfelice chegou ao posto de coronel e assumiu a chefia do Estado-maior. Com a chegada de Jones ao QG, o tripé do poder na BM – Comando-geral, subcomando e Estado-maior – ganha uma novo rosto.

joseluis.costa@zerohora.com.br

JOSÉ LUÍS COSTA
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim