sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Artigo


A mensagem contém anexosimage001.jpg (61 KB)Esta data de 20 de agosto é assinalada em todo o país como o dia do maçom, no Rio Grande do Sul ganha destaque maior por que marca também o movimento dos Farroupilhas em 1835, a propósito, no dia de hoje foi inaugurado o monumento ao maçom (foto) na avenida Ipiranga esquina com a Azenha em Porto Alegre, onde ocorreu o primeiro embate entre as forças imperiais e as forças revolucionarias.



De iniciativa do vereador porto alegrense Bernardino Vendrusculo, este monumento foi inaugurado pelo prefeito Fogaça com a presença dos líderes da maçonaria gaúcha unidos no evento, com destaque para a presença do Grão Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, José Aristides Firmino, do Grão Mestre das Grandes Lojas, Gilberto Mussi e demais autoridades maçônicas.



O deputado Francisco Appio, 2º. Vice-presidente da Assembléia, representou o parlamento gaúcho no evento, na oportunidade o historiador Antônio Augusto Fagundes proferiu a palestra sobre “A história dos Farrapos e o inicio da Revolução Farroupilha” naquele local, apresentou inclusive uma pequena lança que foi localizada naquela esquina no processo de construção de um posto de gasolina, ao que tudo indica lança foi utilizada pelos Farrapos naquele movimento. A esquina da Azenha com a Ipiranga é o marco histórico do início da Revolução Farroupilha, em 1835, destacou Nico Fagundes.



Foto: Ricardo Giusti/PMPA





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim