quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Angola

Anexos de zzengo@hotmail.com incluídos abaixo]




















OMNEN INTELLEGENDA

Universidade Metropolitana de Angola



CONTEXTO

Revista de Estudos Científicos e Desenvolvimento

(Angola)



CHAMADA PARA ARTIGOS



O Programa de Fomento e Estímulo à Investigação Aplicada em Angola, da OMNEN INTELLEGENDA, instituição de direito angolano vocacionada para o Ensino Superior, promotora da Universidade Metropolitana de Angola, e o Centro de Estudos Sociais e Investigação Cientifica desta, torna público e faz saber à comunidade académica, investigadores e estudiosos em geral, que estão abertas as inscrições de artigos científicos a serem publicados, caso aprovados pelo seu Conselho Cientifico, na primeira edição histórica da revista CONTEXTO - Revista Angolana de Estudos Científicos e Desenvolvimento. Os artigos deverão enquadrar-se nos termos do presente edital.



SOBRE OS ARTIGOS, LINHAS TEMÁTICAS E ESCOPO CIENTÍFICO



O artigo deverá versar sobre tema cientificamente relevante, inédito, conclusivo, resultante de trabalho de pesquisa nas áreas listadas abaixo, o qual será apresentado na forma simples ou expandida para apreciação do Conselho Cientifico da revista. É fundamental que os artigos reflictam os temas abaixo mencionados de maneira objectiva, indirecta ou transversalmente. Artigos actuais, cientificamente relevantes e, principalmente, capazes de dialogar com o esforço do ordenamento e planeamento dos projectos de desenvolvimento em curso em Angola serão privilegiados.



1. Economia e ciências administrativas;

Globalização e modelos económicos sustentáveis (para o país);
Ambiente e recursos naturais de Angola;
Administração pública e empresarial em Angola;
Economia nacional vs. economia internacional;
Temas afins.


2. Educação, gestão escolar e questões curriculares;

Educação, modernização e criatividade na reconstrução e progresso de Angola;
Novas tendências na gestão escolar;
Política educacional angolana e política de ensino da UNESCO;
Os desafios para o ensino superior em Angola ou na África;
Temas afins.


3. Política nacional e globalização;

Limites de soberania e transnacionalismo contemporâneo;
Crescimento demográfico vs. Presságios do empobrecimento global;
Metas de Desenvolvimento do Milénio: o caso de Angola (educação, saúde, juventude, o feminino, agricultura, etc.);
Temas afins.


4. Ciências e tecnologias da informação;

Desenvolvimento tecnológico e desafios da industrializaçã o do país;
A produção da tecnologia e sua influência no posicionamento do país a nível internacional;
Desafios tecnológicos em Angola e África;
Temas afins.


5. Comunicação, cinema e TVs, Cultura e globalização

Cultura artística e culturas tradicionais de Angola;
Cultura nacional e desafios do multiculturalismo;
Influências da globalização no comportamento das pessoas vs produção nacional da cultura, de cinema e da TV;
Cinema em Angola e África
Temas afins.


ENCAMINHAMENTO (Contactos)



Os artigos devem ser encaminhados à direcção da revista pelo seguinte endereço: Campus Universitário da UniMETRO, Trav. da Talatona S/N (Av 21 de Janeiro), Morro Bento, Luanda-Angola. Caixa Postal 12224 • Telefones: +244 917 621 222 / 928 661 466 • 3ºAndar, Sala 36. E-mail: info.faege@unimetro angola.com e cei@unimetroangola. com. OBS: Mencionar na carta, o título completo, nome do autor, posição detalhada na instituição em que actua (departamento, faculdade ou instituto, programa, etc.), endereço electrónico e telefones para contactos (citar um endereço electrónico que possa ser publicado com o artigo). Os trabalhos serão aceitos para apreciação na suposição de que são inéditos e que não foram encaminhados à outras revistas.





NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE ARTIGOS



A Revista “CONTEXTO” divulgará artigos que reflictam sua temática, após a avaliação dos mesmos pelos especialistas das áreas do conhecimento em que se integrem, primando sempre pela qualidade da investigação científica que o artigo apresenta. Sendo assim, é fundamental que os artigos submetidos à avaliação tenham: delimitação precisa do objecto de análise (problema ou assunto de estudo); relevância temática (importância do estudo); fundamentação teórica; clareza nos procedimentos.



FORMATAÇÃO E EXTENSÃO



Os trabalhos devem ser apresentados em tamanho A4, espaço 1,5, margens superior e a esquerda 3cm, inferior e a direita 2,5cm. Devem ser digitados no formato Word, Times New Roman, corpo 12, títulos destacados e negritados. Os artigos devem ter, no máximo, 20 páginas contando desde a parte da introdução até a bibliografia.



TÍTULOS, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT e KEY-WORDS



Os títulos devem ser concisos e especificar claramente o assunto tratado. Cada artigo deve apresentar um resumo de no máximo 200 palavras, com até cinco palavras-chave, sempre acompanhado de uma versão (tradução fiel do português) para o inglês (abstract e key words).



INTRODUÇÃO: apresenta os conceitos elementares para compreensão temática e traz consigo a problematizaçã o, contextualizaçã o e relevância do estudo/tema. Uma boa introdução deve ser clara, concisa, fazer uma breve revisão da literatura científica disponível, escrita de maneira fluente e interessante, impessoal mas sem perder a essência e a marca do pesquisador/ estudioso. O último parágrafo deve conter os objectivos do trabalho realizado.



CORPO DE TEXTO: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5.

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS - devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objectivos e hipóteses, sendo breves e sem comentários adicionais. Podem ser apresentadas recomendações e sugestões para trabalhos futuros.



AGRADECIMENTOS – caso os tenha para fazer, e quando o artigo é um relatório de pesquisa ou resultado de um trabalho de investigação científica, geralmente são dirigidos a órgãos de fomento a investigação, concessão de bolsas de estudo, ou às instituições e às pessoas que efectivamente contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (excepto o professor orientador), seja em forma de apoio financeiro, estimulo qualquer, de infra-estrutura ou científico.



CITAÇÕES: a) no corpo do texto, quando de até 3 linhas, entre aspas, seguidas da referência, entre parênteses; b) em espaço próprio, quatro linhas em diante, sem aspas, em corpo 10, espaçamento simples, com a referência entre parênteses ao final da citação, recuo esquerdo e direito de 1,5 cm.



ILUSTRAÇÕES, FIGURAS e TABELAS



As ilustrações, figuras e tabelas devem estar no corpo do texto impresso e conter legendas (figuras e ilustrações) ou enunciados (tabelas). As figuras devem ser acompanhadas, sempre que possível, dos originais, ou então scanneadas com resolução mínima de 300 dpi e salvas em arquivos à parte.



NOTAS EXPLICATIVAS



As notas explicativas serão enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



No final do trabalho devem ser incluídas, em ordem alfabética, somente as referências bibliográficas citadas[2] no texto, segundo as normas académicas.

Exemplos:

· Livro de um só autor: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

· Livro de dois autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

· Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

· Livro de mais de três autores: SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

· Capítulo/Artigo em livro: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo.

· Artigos em Revistas: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, local, volume, número, página (s), data (mês e ano).

· Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade) , local.

· Artigos em jornais: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico. Local, data, Caderno/Secção, página (s).

· Publicação em meio electrónico: SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço electrónico). Acesso em: (data).



PROCESSO DE AVALIAÇÃO



Após a revisão formal preliminar, a redacção encaminha o trabalho ao julgamento autónomo de pareceristas, cujas áreas de competência estejam relacionadas com o tema do texto. As considerações dos pareceres, parciais ou na íntegra, poderão, a critério da Comissão Editorial, ser encaminhados aos autores, mantida a confidencialidade na identificação do parecerista. O envio de qualquer artigo implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à revista, que não se obriga a devolver os originais dos artigos examinadas.



RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA



Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista académica da UniMETRO.





Luanda, aos 18 de Agosto de 2009



--------------------------------------------------------------------------------

[1] O título completo do artigo, o nome do autor e o nome da instituição onde trabalha devem estar apenas numa página de rosto, a fim de assegurar o anonimato no processo de avaliação do artigo.

[2] A exactidão das referências constantes na listagem e a correcta citação no texto são de responsabilidade do (s) autor (es) dos trabalhos.

__._,_.___
Anexo(s) de zzengo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim