quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ressocialização

Projeto de ressocialização de apenados tem reuniões no Interior
29/07/2009 19:50


A coordenação do Projeto Recomeçar, vinculado ao Programa Estruturante Nossas Cidades, do governo do Estado, visitou dirigentes municipais de Ijuí, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, para implantação de equipes de saúde e leitos hospitalares nos presídios do Estado. Os objetivos do programa são a ressocialização e o resgate da cidadania dos apenados egressos e de seus familiares.

Entre as ações que compõem o projeto, a adesão ao Programa de Saúde proporcionou à população prisional do Estado (em torno de 29 mil detentos) um serviço de saúde estruturado com pessoal devidamente qualificado e treinado, distribuição de medicamentos e de recursos financeiros para adaptações físicas nos prédios e equipamentos dentro dos presídios.

Segundo a gerente do projeto, Maria Lúcia Médici, a adesão dos gestores municipais é fundamental para que os programas vinculados diretamente ao resgate de condições mais humanas e saudáveis possam auxiliar na recuperação do sistema prisional no RS. "Não bastam somente a vontade do governo e a liberação de recursos. É preciso que prefeitos e lideranças municipais entendam a força e o impacto que esta ação provoca e que participem conosco", diz Maria Lucia.

A coordenadora temática do Recomeçar, Rejane Richter, explica que os municípios citados são apenas alguns exemplos de cidades já visitadas e o início de uma série de abordagens que a equipe fará em outras localidades, sempre com a preocupação de mapear as cidades que ainda não aderiram ao projeto.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim