sexta-feira, 24 de julho de 2009

Homenagem aos caminhoneiros

No dia do motorista (25/07), o deputado Francisco Appio ressalta que existem 3 razões para que a categoria seja reconhecida:



1- É de interesse Nacional, pois o motorista abastece o mercado nacional, transportando roupas, alimentos, remédios e bens de consumo de ponta a ponta.

2- O país anda sobre rodas. 48% do transporte é TRC – Transporte Rodoviário de Cargas.

3- A profissão é considerada de alto risco (assaltos e acidentes) e relevante interesse público social (transportes e abastecimento) e reconhecido como de segurança nacional pelo fato de que “SE OS MOTORISTAS PARAREM O BRASIL PARA”.



Clique aqui e leia a crônica escrita pela filha de um caminhoneiro, ganhadora de concurso, que retrata a imagem do motorista gaúcho.





Mas paradoxalmente existem 10 motivos para a categoria dos autônomos não festejar o 25 de julho:



1- Os fretes terceirizados não dão margem a lucros. Mal pagam despesas com diesel, oficina e pedágio.



2- A renovação da frota não é viável. Apesar dos juros baixos – 7% - não há margem para pagar a prestação, pelo alto valor do caminhão.



3- Os pedágios gaúchos estão muito caros e pesam no custo final. Não são compensados. O vale pedágio é descontado do frete, na maioria das vezes.

Caminhão com 6 eixos paga 9 pedágios de 22,60 entre Vacaria/POA. Como faz três viagens por semana, na média, gasta R$ 29.289,60 por ano. (9 pedágios de 22,60 x 12 viagens por mês x 12 meses). Em dez anos deixou R$ 300 mil nos pedágios da BR285, BR116 e RS122.



4- Não há segurança nas estradas e terminais. Os motoristas não têm o direito de andarem armados para se protegerem. Desistiram de levar as esposas.



5- Alimentam-se mal – a maioria ainda faz a comida na gaveta do caminhão. Exagera nos carboidratos e gorduras dos pastéis, bolos, frangos fritos. Há grande incidência de obesidade, diabetes, hipertensão e câncer de próstata.



6- Estradas perigosas e cheias de veículos aumentam os acidentes. O uso de rebite – para aliviar o sono – também contribui para a morte de caminhoneiros.



7- Os elevados custos das tarifas dos telefones impedem a comunicação mais frequente com a família. Normalmente estão fora da área e pagam mais, assim deixam de dar e receber notícias.



8- Frustrados, pois não conseguem pagar a faculdade para os filhos. Não há bolsa de estudo – exceto a do Prouni – de difícil acesso, exclusivo pelos exames do Enem.



9- Não conseguem fazer valer seus direitos, pois na maioria das vezes não votam. Nas eleições é altíssimo o percentual das justificativas fora do domicílio – voto em trânsito – que não tem valor.



10- O furto e roubo de caminhões continua a aumentar, com a introdução do resgate por falsos ou maus policiais. A matrícula – que impediria bandido de conduzir o veículo – foi considerada burocrática e abandonada. Os rastreadores são considerados caros e ineficientes pelos autônomos que obrigam-se a formar cooperativas – leia sobre a Cotraibi em www.appio.com.br - para amenizar o custo do seguro





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim