quinta-feira, 18 de junho de 2009

Unegro




UNEGRO sai com 20% dos delegados

Por: Redação - Fonte: Afropress - 17/6/2009

S. Paulo – Com cerca de 20% dos delegados, a UNEGRO (União de Negros pela Igualdade) - que reúne ativistas negros filiados ou próximos ao PC do B - é a corrente política majoritária na delegação de 98 delegados paulistas representantes da sociedade civil na II Conferência Nacional da Igualdade Racial, que será aberta pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima quinta-feira (25/06), em Brasília.

Segundo, o coordenador geral da UNEGRO, o historiador Edson França (foto), a corrente deverá ser a força política de maior expressão na Conferência Nacional, com cerca de 139 delegados tirados em todo o país, entre os 560 representantes da sociedade civil. “Temos consciência da nossa responsabilidade como força em ascenção no Movimento Negro”, afirmou.

Distribuição de forças

A segunda e a terceira maior delegação são, respectivamente, a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), da qual a própria UNEGRO já fez parte, formada por ativistas ligados as várias correntes do PT, e o Congresso Nacional Afro-Brasileiro, integrado por lideranças do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), vinculado ao PMDB, mas em processo de construção do seu próprio partido – o Partido Pátria Livre (PPL).

Lideranças dessas correntes estimam que as duas terão, respectivamente, entre 17% e 15% dos delegados. As demais forças organizadas como os Agentes Pastorais Negros (APN’s), o Círculo Palmarino, ligado ao PSOL, e o Grupo Elite/Tucanafro, vinculado ao PSDB, terão representação minúscula que estima-se varia em, no máximo 5% para cada uma dessas correntes.

Os demais são os chamados delegados “soltos”, independentes, portanto, eleitos por critérios regionais, ou indicações das centrais sindicais, juventude, fórum de mulheres, palestinos e judeus.

Parlamentares

Entre os parlamentares estão os vereadores, Ed Carlos Pereira Dos Santos, do PV de Bariri, e José Rodrigues da Silva, de Eldorado, além do deputado José Cândido, do PT de S. Paulo. A presidente do Conselho da Comunidade Negra, Elisa Lucas Rodrigues, foi designada pela Secretaria da Justiça, sem consulta aos conselheiros e por isso, sua nomeação recebeu protestos do conselheiro João Carlos Benício. “Elisa vai como servidora”, enfatizou.



JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA

Secretário Geral da UNEGRO/RS



Contatos:

51.91792404

53.99491618

jassrs@gmail. com

jass_rs@terra. com.br

www.joseantoniodoss antosdasilva. blogspot. com

MSN: jass_rs@hotmail. com

Skype: jassrs62



"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King.



Ubuntu: é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim