quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pedágios

Além das constantes críticas da falta de transparência, gastos em despesas inúteis e superfaturamento para justificar desequilíbrios, os pedágios privados são acusados de serem "caros demais" comparados com os pedágios federais. Enquanto um carro de passeio percorre 300 km na BR116, entre o Passo do Socorro e Curitiba, com R$13,50 (5 pedágios de R$ 2,70), o mesmo veículo é obrigado a pagar R$6,00 por 40 km entre o Passo do Socorro e Vacaria. Para fazer o percurso até Vila Scharlau na BR116, com 240 km , pagará 5 pedágios (4 de R$ 6,00 e outro de R$ 4,80) total de R$ 28,80 (o dobro do valor gasto na BR116 em SC e PR). Os contratos dos pedágios privados entraram no décimo ano e terminarão em novembro de 2013. Se não houver fatos novos, os pedágios da BR116 e BR285 em Vacaria serão modificados, substituídos pelo modelo federal implantado na BR116 em SC e PR, com custo menor.



O modelo gaúcho gasta mais de 60% do que arrecada em impostos, propaganda, consultoria jurídica e tributária. A TIR - Taxa Interna de Retorno - é de 27% para a concessionária, sobrando pouco mais de 13% para obras no pavimento. NESTES QUASE DEZ ANOS, O PÓLO VACARIA - EM SUAS TRÊS PRAÇAS DE PEDÁGIOS - ARRECADOU MAIS DE 200 MILHÕES DE REAIS. Para os moradores das cidades sedes, o problema está no preço e na tarifa cheia, mesmo por pequenas distâncias. O desconto/isenção para as placas da cidade é antiga reivindicação dos usuários locais, mas apenas um grupo seleto de pessoas é agraciado com o desconto.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim