terça-feira, 19 de maio de 2009

Pastoral Carcer[aria Católica visita SSP

Pastoral Carcerária Católica visita SSP e apresenta projeto ao secretário Goularte
18/05/2009 18:13


O secretário Edson de Oliveira Goularte recebeu no gabinete, na tarde desta segunda-feira (18), a equipe da Pastoral Carcerária Católica, entidade ligada à Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O coordenador do grupo, Manoel Feio da Silva, resumiu em uma única frase a missão que cumpre a Pastoral Carcerária: levar a Palavra de Deus ao ambiente do cárcere. Além disso, o dirigente cristão pediu o apoio do secretário para a efetiva implantação do projeto de atendimento às famílias dos apenados que, segundo Manoel, precisa ser planejado, ampliado e com acesso mais fácil aos agentes religiosos.

Goularte reconheceu a importância da prática religiosa no trabalho de ressocialização dos apenados. Segundo ele, a iniciativa da Pastoral Carcerária vai ao encontro dos propósitos contidos no Projeto Recomeçar, dentro do Programa Estruturante Cidadão Seguro, lançado e em desenvolvimento pelo Governo do Estado. Durante a reunião com a Pastoral Carcerária, o secretário apreciou a idéia de organizar, junto às empresas licitadas pelo Estado, a destinação de três por cento das vagas de emprego para egressos do sistema carcerário.

De acordo com as convicções do secretário Goularte, além da prática religiosa, a atividade física, intelectual (estudo) e laboral (trabalho), são os pilares sobre os quais se apóia a verdadeira ressocialização de um detento em regime fechado. “Além de melhorar as condições de vida dentro dos presídios é fundamental combater a ociosidade” – afirmou Goularte.

A Pastoral Carcerária Católica realiza, no próximo dia 26 de maio, terça-feira, a partir das 11h30min, no salão da Igreja São Jorge, bairro Partenon, uma reunião-almoço com a participação de todos os colaboradores.

No encontro desta tarde, estiveram presentes, junto ao coordenador da Pastoral Carcerária, a coordenadora arquidiocesana, Sulema Couto Terra, o delegado Sérgio Adail Borges e a secretária Gertrudes Bertolazzi. Pela SSP, acompanhando o secretário esteve o diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública, delegado João Carlos da Luz Diogo e o diretor do Departamento de Segurança e Execuções Penais da Susepe, Jorge Henrique Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim