quarta-feira, 27 de maio de 2009

Neonazistas na Serra Gáucha

voltar Plantão > imprimir | enviar | corrigir | comentar | letra A - | A + Segurança | 18/05/2009 | 20h13min
Polícia caça neonazistas em Caxias do Sul e Bento Gonçalves
Foram apreendidos material de apologia ao nazismo, dvds, fotos, CPUs, livros, fardas, bombas caseiras, facas e celulares
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, comandados pelo delegado Paulo César Jardim, que há oito anos investiga a movimentação de simpatizantes do movimento nazista no Rio Grande do Sul, tentam localizar integrantes do movimento em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Em uma operação realizada nesta segunda-feira nas duas cidades da Serra e em Porto Alegre, Cachoerinha e Viamão, na Região Metropolitana, foi apreendido um farto material de apologia ao nazismo. Dvds, fotos, CPUs, livros, fardas, bombas caseiras, facas e celulares estavam nas casas de cinco integrantes do grupo, que surgiu há um ano: o New Land. Os neonazistas gaúchos são ligados a outros grupos do Paraná e São Paulo.

A polícia também investiga o suposto envolvimento de neonazistas da facção New Land em um dos 15 assassinatos ocorridos em fevereiro deste ano em Caxias. A mesma facção está sendo investigada por outros nove assassinatos no país.

Conforme o delegado estudioso desse movimento, os neonazistas gaúchos não estariam escondendo que, se precisam matar judeus, era melhor matar vários de uma vez. O mesmo vale para os homossexuais.

— É uma ideia bastante grave, bastante séria e nós temos a obrigação de prender essas pessoas — relata Jardim.

Ninguém foi preso na operação desta segunda, mas os cinco responsáveis pelos materiais apreendidos estão sendo procurados para depoimentos.

Leia mais no Pioneiro desta terça-feira.


RÁDIO GAÚCHA E PIONEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim