quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fernando Roveda

“Emancipado de Vacaria em 11 de fevereiro de 1899, o município de Antônio Prado é o berço da colonização italiana, entre o rio das Antas e o rio Pelotas. A forte influência da cultura italiana espalhou-se por mais de 40 municípios da região nordeste, entre os quais Lagoa Vermelha, que festejou 128 anos de emancipação dia 10 de maio, bem como as comunidades de Vila Flores e André da Rocha, que comemoram 21 anos nesta data de 12 de maio”.



Nestes termos, o deputado Francisco Appio encaminhou seu pronunciamento da Tribuna da Assembleia Legislativa, para homenagear o trabalho do pesquisador e escritor Fernando Roveda . Além de importantes ações culturais junto ao “Programa Monumenta”, que resgata cidades histórias, como Antônio Prado, Roveda é autor da reconstrução, em 28 metros quadrados , do centro histórico, construído ao longo de 50 anos, pelos imigrantes e descendentes, desde a emancipação em 1899.



ROVEDA, RECEBIDO PELO PAPA BENTO XVI - Comprovando a fortíssima vinculação da cultura com a fé católica, acaba de editar o livro com 354 páginas “CAMINHOS DA FÉ“ com fotos e texto de 37 capelas e 36 capitéis do município de Antônio Prado, a maioria com mais de cinquenta anos.



Verdadeiros símbolos da fé cristã compõem a obra, cujo primeiro exemplar foi entregue ao Papa Bento XVI, na audiência de 22 de abril passado, conforme foto publicada em jornais italianos.



Outro projeto de Fernando Roveda , neto de imigrantes veroneses é o “Nosso Patrimônio, Nossa História”, em exposição na agência do Banco do Brasil, que também poderá sediar a exposição da memorável maquete do centro histórico.



O pesquisador busca todos os recursos da mídia impressa e eletrônica para divulgar a cultura italiana. Além de filmes em CDs e DVDs distribuiu mais de 1.500 ki ts para escolas estaduais e municipais, com colagem e montagem de casas históricas em papel.



Mais antigo, o projeto denominado “Memória e Identidade” de Antonio Prado – Patrimônio artístico e nacional, recebeu em 2005 a maior distinção da cultura, com o prêmio Murilo Mello Franco de Andrade, concedida pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em sua sede em Brasília. A obra retrata as 48 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, resgatando as famílias pioneiras, quem nelas residiram.



HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA GAÚCHA - Foi seu o argumento e produção de campo de um dos episódios da minissérie “Histórias extraordinárias“ da RBS TV , exibindo no dia 2 de maio último. Trata-se da fantástica história do “HOMEM DOS RAIOS”, o senhor Armindo Carra, agricultor residente em Santana-Antônio Prado, atingido por raios em 4 situações diferentes. Sobreviveu e assegurou seu lugar entre as histórias extraordinárias da maior rede de televisão do Estado.



Carra e Roveda, foram além do relato dos quatro acidentes da natureza, contaram os episódios em dialeto vêneto “talian”, muito usado na região.



O deputado Francisco Appio prestou homenagem ao pesquisador, incentivando seu trabalho e reconhecendo a importância de suas publicações, para a preservação da cultura italiana. Requereu a concessão da Medalha da 52ª Legislatura, que será outorgada em breve ao pesquisador Fernando Roveda .





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim