quinta-feira, 28 de maio de 2009

Barcelona Campeão


LIGA DOS CAMPEÕES
Doideira geral– Pega no ganzê, pega no ganzá! – berram as caixas de som instaladas no Moll d’Espanya (ou Molhes de Espanha, traduzidos do catalão), no porto de Barcelona, onde milhares de fanáticos torcedores se reúnem, entre sambas-enredo brasileiros entremeados pela narração da partida, para acompanhar e, depois, explodir em êxtase com a vitória do Barça na Liga dos Campeões;.

Em Barcelona, o dia começou tenso, sob a égide um único assunto – a possibilidade de o Barça, uma virtual religião unânime local, trazer para casa a terceira copa europeia. Jornais preparam há dias edições especiais, e esperam tirar hoje a barriga da miséria da recessão, vendendo 30% a mais exemplares nesta quinta-feira e injetando alegria e otimismo em uma Barcelona deprimida pela crise econômica.

Diferentemente de Porto Alegre, não há secação nas ruas. Barcelona é Barça e Barça é Barcelona, esta cidade de 4 milhões de habitantes que reverencia Messi como o novo Deus local - e, por conseguinte, o todo-poderoso da Europa e novo ídolo dos ídolos mundiais.

No metrô, pouco antes de começar a partida, jovens, famílias, operários e engravatados correm para chegar a tempo de se ajoelhar diante das TVs, olhares esgazeados voltados para o estádio olímpico de Roma. Mantas, bandeiras, cachecóis amarelo e vinho, a cidade está afogada pelo Barça e, quando o camaronês Samuel Eto’o marca o primeiro contra o Manchester United, a cidade reverbera com buzinas, gritos e sons de alto-falantes. Nos restaurantes, os pouco fregueses, a maioria turistas desatentos para a devoção local, são esquecidos pelos garçons, que se esgueiram pelas mesas entre uma espiadela e outra na TV. Na Praça Catalunya, um local de megaconcentração, uma tenda abriga um gigantesco telão, para onde seguem convergindo a pé, de moto, de ônibus e metrô milhares de torcedores, a caminho da festa que se materializa cerca de hora e meia depois. Fim de jogo, e fogos explodem no céu, torcedores se abraçam e choram nas ruas.

Vibrante pela natureza catalã, Barcelona sempre acorda tarde, almoça tarde e dorme tarde. Nesta quinta-feira, ela não dormiu, e vai demorar muito para acordar do sonho.



MARCELO RECH | Especial/ Barcelona
MultimídiaApós o dia tenso, festa em Barcelona
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim